IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Em Paulista, Pfizer Baby contra a Covid-19 agora faz parte das vacinas de rotina da caderneta infantil

Mudança atende determinação do Governo do Estado



A Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Paulista anunciou mudanças no sistema de vacinação no município na Estratégia 2024. Dentre as mudanças, a vacinação contra a Covid-19 para bebês de 6 meses a menores de 5 anos de idade (Pfizer Baby), agora faz parte da caderneta de vacinação, integrando as chamadas vacinas de rotina. Também têm atualizações nas vacinas: Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos) e bivalente. 


De acordo com o PNI do Paulista, inicialmente, a Pfizer Baby não será disponibilizada ainda em todas as salas de vacina, devido à procura ainda estar baixa para essa faixa etária, e para evitar desperdício da vacina, mas pode ser encontrada nas mesmas unidades de saúde onde já se realiza a vacinação contra a Covid-19 em adultos, conforme locais e dias específicos definidos em cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde do Paulista. 


Conforme a nota técnica publicada pelo Governo do Estado, o esquema vacinal para a Pfizer Baby conta com a aplicação de três doses para este público: D1, D2 e D3, sendo o intervalo de 4 semanas (cerca de um mês) entre a D1 e a D2; e de 8 semanas (cerca de dois meses) entre a D2 e a D3.


Em relação à Pfizer Pediátrica, o esquema completo prevê a aplicação de duas doses apenas. De acordo com a Estratégia 2024, não é preciso dose de reforço para essa faixa etária. Já em relação aos imunocomprometidos para este público, é necessário a aplicação da dose de reforço (R1), com intervalo de 6 meses da última dose. 


Já sobre a vacina Bivalente contra a Covid-19, o município atende apenas ao público prioritário, com a aplicação da dose de reforço (R2), para idosos acima dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de Saúde. O intervalo é de 6 meses da última dose para receber o reforço. 


Para os profissionais de saúde, agora, na Estratégia 2024, a dose da bivalente deverá ser tomada anualmente, no entanto, é preciso que seja apresentada, além da documentação exigida, a comprovação de que realmente ele é da área, como: contracheque, crachás, ou registro profissional da categoria. 


Além dos profissionais desta área, também estão incluídos neste grupo prioritário todos os trabalhadores que atuam na Saúde, os recepcionistas, porteiros, auxiliares de serviços gerais, dentre outros. 


O cronograma completo acerca dos locais onde o público pode realizar a vacinação contra a Covi-19 pode ser encontrado no site www.paulista.pe.gov.br e no perfil do Instagram da Prefeitura do Paulista @prefeiturapaulistape.


Para poder realizar a atualização da caderneta vacinal, é preciso que os pais ou responsáveis estejam atentos sobre as datas previstas para a aplicação de cada imunizante, bem como, à documentação necessária a ser apresentada no dia de levar os pequenos até uma das unidades de Saúde do município.


Nas salas de vacina, é necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG da criança, CPF ou Cartão SUS da criança, RG do responsável, comprovante de residência, caderneta de vacinação e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441