Cultura |

Ciclo de Aulões da LPG se encerra com êxito na próxima quarta-feira (24)

Atividade será realizada no auditório da Faculdade FASUP, no Janga

Destinado aos artistas e agentes culturais, incluindo o audiovisual, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Turismo, Cultura , Esportes e Juventude, vem promovendo desde o dia 9 de janeiro uma programação de aulões da Lei Paulo Gustavo(LPG), que será encerrada na quarta-feira (24.01), às 18h30, no auditório da Faculdade FASUP, na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no bairro do Janga.

Os aulões têm o objetivo principal de tirar dúvidas dos fazedores de cultura, no que tange à elaboração de projetos culturais da LPG de uma forma geral, assim como prestar esclarecimentos em relação à documentação exigida e acesso aos editais.

A LPG foi criada durante a pandemia da Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor cultural. Trata-se de uma homenagem a Paulo Gustavo, artista brasileiro vitimado pela doença em 2021. A Lei Complementar N° 195, de 8 de julho de 2022, só foi sancionada no governo de Lula, em janeiro do ano passado, por conta do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O secretário executivo de Cultura, Rubens Conde, faz um balanço muito positivo do resultado dos Aulões da LPG, na formação dos profissionais da classe artística. "Está sendo uma oportunidade única de compreender melhor os elementos que compõem o projeto cultural da Lei Paulo Gustavo", sustenta ele.

Ainda de acordo com Rubens, o conhecimento adquirido nos aulões fará toda diferença na hora de elaborar o projeto que será apresentado à LPG. "O aulão proferido pelo consultor da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe), Roberto Vasconcelos, é um mergulho profundo na Lei Paulo Gustavo", argumentou.

Ele ainda destacou a ação da Banca Orientadora, que vem ocorrendo paralelamente aos trabalhos dos aulões, na Central da LPG, localizada no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre. "A ideia é prestar assessoria técnica aos interessados em apresentar propostas aos editais da LPG", completou o gestor.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista