PAULISTA > Notícias > Em Paulista, Projeto Sema nas Escolas é realizado na Gelda Amorim

Meio Ambiente | 24/08/2023

Em Paulista, Projeto Sema nas Escolas é realizado na Gelda Amorim

Estudantes receberam palestras e exposições sobre tipos de solos, tartarugas marinhas e fauna e flora do município

Para fortalecer a educação ambiental dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paulista, a Escola Municipal Dra. Gelda Amorim, em Paratibe, recebeu, nesta quarta-feira (23.08), o Projeto ‘SEMA nas Escolas’. A iniciativa é realizada pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente da cidade (SEMA) e levou palestras e exposições sobre tipos de solos, tartarugas marinhas e fauna e flora do município, aos alunos do 6° ano da instituição.

“Trouxemos aqui uma exposição científica com esqueleto em tamanho real de tartarugas marinhas, além de uma exposição fotográfica com informações sobre esses animais. Ainda temos a exposição de ciência dos solos e minerais e sobre a arborização do município. Isso nos ajuda a sensibilizar os jovens para que sejam multiplicadores da preservação ambiental”, disse a analista ambiental da SEMA, Ana Laura Loureiro.

Segundo a gestora da escola, Edenilza Cabral, o trabalho desenvolvido pela SEMA é muito importante e traz uma abordagem diferenciada sobre a consciência de preservação do meio ambiente para formação dos estudantes. “Os alunos estão adquirindo conhecimentos de forma lúdica e prática. Relevante também é a exposição sobre as tartarugas marinhas, pois como é sabido, nosso município é berçário da espécie no Litoral Norte”, frisou a servidora.

Protagonismo Infanto-Juvenil

“É muito legal aprender assim. A sociedade deve ficar atenta à preservação e nós podemos ser emissores dessa mensagem. Foi fantástico aprender sobre a gravidez das tartarugas marinhas. Aprendemos que, por exemplo, se estivermos na praia e pisarmos num ninho com ovos, imediatamente devemos avisar aos nosso país, tampar com areia e acionar a SEMA, para que eles vão até o local e façam o reconhecimento e monitoramento do ninho e dos filhotes”, disse a estudante Caylane Beatriz, de 11 anos, aluna do 6° ano.