PAULISTA > Notícias > Paulista lança festival para exaltar as culturas populares

Cultura | 23/08/2023

Paulista lança festival para exaltar as culturas populares

A Prefeitura da Cidade do Paulista,  por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, lançará a 1°edição do Festival de Cultura Popular, Paulista Chaminés das Artes,  entre os dias 1 e 4 de setembro deste ano, no Ecoparque das Paineiras, localizado na região central do município.

Ícones da cultura popular do Nordeste, como Zeca do Rolete, Mestre Galo Preto, a Ciranda de Dona Duda e ainda o Ilê Axé Orixalá Talabi, recentemente reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, marcarão presença no festival multifacetado que promete celebrar as raízes culturais da 4° cidade mais importante do Estado.

O evento abre as comemorações alusivas ao aniversário de 88 anos de emancipação política de Paulista, área norte do Grande Recife.

A abertura do Festival de Cultura Popular terá a solenidade em homenagem ao Ilê Axé Orixalá Talabi, reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A realização da festa auxiliará na democratização do acesso à cultura e contará com uma programação rica e marcada pela diversidade cultural que ilustra o município das chaminés, símbolos de seu passado de propulsão econômica.

As chaminés são a representação do surgimento da Companhia de Tecidos Paulista, referência da tradicional família Lundgren, no século 20. Em 2022, o conjunto das chaminés passou a integrar a lista do Patrimônio Histórico de Pernambuco. Os monumentos foram oficialmente  tombados pelo Conselho Estadual de Cultura. "Não dá para pensar em Paulista e não lembrar das chaminés. Elas permanecem intactas e imponentes, a exemplo das nossas manifestações culturais mais emblemáticas, como a ciranda, o coco de roda, a sambada, o pastoril, o maracatu, a capoeira, entre tantos outros folguedos populares", pontuou o secretário executivo de Cultura, Rubens Conde.

Programação:

01/09  - Sexta-feira