PAULISTA > Notícias > Paulista inaugura Central Integrada de Segurança (CIS) em parceria com a SDS

Segurança e Mobilidade | 03/02/2016

Paulista inaugura Central Integrada de Segurança (CIS) em parceria com a SDS

Mais uma grande ação de segurança chega ao município de Paulista. De forma pioneira em Pernambuco, a Prefeitura inaugura, em parceria com o Governo do Estado, através da SDS (17º Batalhão da PM), o Centro Integrado de Segurança (CIS). O prefeito do Paulista, Junior Matuto e o coronel Humberto Viana, secretário executivo de Planejamento e Gestão - representando o governo do Estado - inauguraram a central de monitoramento, na tarde desta quarta-feira (03.02), na Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, na região central do Paulista.

Os recursos utilizados na Central Integrada de nova unidade foram obtidos em um convênio com o Governo Federal de aproximadamente R$ 800 mil. Além da instalação da central de monitoramento com equipamentos modernos, os recursos foram investidos em 13 km de cabos de fibra ótica e em 16 câmeras, que foram instaladas em pontos estratégicos como nas entradas da cidade, no comércio e nas principais praças, nos bairros de Jardim Paulista, Paratibe, Aurora, Centro, Maranguape I e II, Nobre, Alameda e Vila Torres Galvão.

A nova central será comandada por uma equipe de dois guardas municipais, dois policiais militares, um supervisor e dois agentes do Copon (190). A atuação nas ruas será feita por 178 guardas municipais e 500 policiais militares do 17º Batalhão. A central de segurança monitorará as principais vias da cidade, assim como centro do Paulista, com monitoramento 24 horas. O 17º batalhão também estará funcionado aqui no local.

“Negar que Paulista é uma cidade que tem dificuldade com segurança, é negar uma realidade, mas o importante é que estamos enfrentando de frente esse problema, com programas como esse, transformando Paulista numa cidade pioneira, tanto no combate ao crack, como a violência”, destacou Junior Matuto.

Segundo o major André Ângelo, comandante do 17º Batalhão, as câmeras e a central servirão como importantes ferramentas para os órgãos de segurança. “O videomonitoramento multiplica o esforço da polícia militar, tendo em vista que os policiais não podem estar em todos os locais ao mesmo tempo. As câmeras que serão usadas têm um alcance muito alto conseguindo chegar ao local onde está havendo o delito. Com isso as viaturas terão um link direto, com essa central, identificando o criminoso e fazer com que a viatura chegue mais rápido para verificar a abordagem”, frisou.

SEGURANÇA CONECTADA - O Centro Integrado de Segurança faz parte do Programa Paulista Segurança Conectada, que já atua com um projeto piloto no bairro de Maranguape I com um micro-ônibus para o videomonitoramento da Patrulha Cidadã e rondas da PM e da Guarda Municipal, ação que conseguiu reduzir o índice de homicídios do bairro, que era de 5 mortes por mês, para zero.

PROGRAMA GARUPA – Ação pioneira da Polícia Militar também foi lançada durante a solenidade de inauguração do Centro Integrado de Segurança. Com o apoio de 10 motos, 20 policiais farão rondas ostensivas em duplas de motociclistas. A medida vai agilizar a abordagem aos suspeitos e facilitar o acesso dos agentes em áreas de difícil acesso. Os policiais atuarão de forma integrada à Central de Monitoramento.