IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Saúde do Paulista promove palestra sobre Alzheimer

Atividade vai ser na Policlínica Josino Guerra, em Maranguepe I



A Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria de Saúde do Paulista, promoverá nesta sexta-feira (30.09), às 9h, uma palestra com o tema: O Envelhecer com Alzheimer, Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro. A atividade ocorrerá no anexo da Policlínica Josino Guerra, na Praça Emílio Russel, em Maranguape I.


Os palestrantes serão os médicos geriatras Levy Petrus e Maria Eulina Araújo e um representante da Sociedade Brasileira de Alzheimer.


A programação irá oferecer ainda, café da manha, verificação de glicemia e pressão; avaliação nutricional e uma sessão de musicoterapia com Oliver Luz.



A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.


A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.


Sintomas:


– falta de memória para acontecimentos recentes;

– repetição da mesma pergunta várias vezes;

– dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;

– incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;

– dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;

– dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;

– irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.


A doença de Alzheimer costuma evoluir de forma lenta. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441