Educação |

Em Paulista, Secretaria de Educação realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

Atividade ocorreu na Escola Iracema de Castro

Uma palestra de Valorização a Vida foi realizada na Escola Municipal Iracema de Castro, localizada no bairro da Mirueira. Realizada nesta terça-feira (27.09), a atividade é resultado de uma parceria da psicóloga Graça Gonçalves, da psicopedagoga e Eliana Patrícia, da Secretária de Educação; e do Psicólogo Clinico, Flávio Henrique, da Secretaria de Saúde.

A gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Elisângela Melo, ressaltou a importância, sobretudo nos dias atuais, pós- pandêmico, da necessidade de cuidar cada vez mais da saúde mental de todos, fortalecendo, assim, a qualidade de vida de nossos alunos no âmbito escolar.

Campanha Setembro Amarelo salva vidas

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 do mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.