Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Oportunidade de crédito para MEI, com assistência em educação financeira, chega a Paulista

Cooperativa associativa promove a circulação de recursos entre os empreendedores do município

Representantes do Sistema Cooperativo do Brasil (SICOOB) estiveram, nesta sexta-feira (23/09), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, para uma visita de intenções comerciais e levantamento de dados técnicos e econômicos do município. Com mais de 100 anos de existência e 25 anos atuando na região nordeste, a cooperativa de crédito empresarial é, atualmente, uma das maiores em atividade no ramo.

Entre as várias modalidades e serviços da SICOOB, destaca-se o associativismo empresarial de Microempreendedor Individual – MEI -, microempreendedor e empresas de médio e grande porte. A entidade também tem atuação na área da educação, oferecendo clínicas financeiras aos investidores, além do programa Educa Financeira nas escolas das redes pública e privada dos municípios onde atua. A expectativa é de que, até o início de 2023, seja instalada em Paulista uma agência da cooperativa, juntamente com um instituto social-educacional.

“Nosso trabalho visa o fortalecimento empresarial, através da criação de cooperativas de empresários, onde os recursos aplicados pelos próprios empreendedores do município servem para o financiamento dos novos empreendimentos que desejem se associar, e para o desenvolvimento dos que já estão instalados. O intuito também é atrair recursos estaduais e federais. De início, para atuar em Paulista, o montante inicial de cooperados é de 20 associados. Normalmente, dentro de nossas operações, criamos de 10 a 30 empregos diretos, dando prioridade aos moradores da própria cidade, em espacial dos bairros adjacentes ao logradouro onde atuamos presencialmente” afirmou a Gerente de Agências da SICOOB, Poliana Lins.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Paulista, Raimundo Lopes, ressaltou que Paulista segue o rumo do desenvolvimento, atraindo iniciativas como essa. “Paulista não para de crescer. Nossas ações se refletem em todo o estado e até mesmo fora dele, chegando ao empresariado e aos investidores nacionais, internacionais e regionais. Com isso, as instituições, a exemplo da SICOOB, estão interessadas em se instalar aqui e atuar dentro de nosso ambiente de negócios. Essa realidade é palpável e está alinhada com o trabalho do nosso prefeito Yves Ribeiro”, disse.