Educação |

Educação do Paulista entrega quase 8 mil tablets a estudantes da rede municipal

Ferramenta vai beneficiar inicialmente turmas do 6.º ao 9.º ano e EJA

Estudantes das unidades de ensino do Paulista ganharam um reforço da tecnologia para ampliar o conhecimento. A Secretaria de Educação da cidade já efetuou a entrega de quase 8 mil tablets para o uso a partir do próximo dia 27 de julho, quando terá início o segundo semestre letivo. A ferramenta digital contempla as turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fases III e IV, de 17 das 41 escolas da rede pública. De acordo com a Secretaria de Educação do Paulista, o público alvo da próxima etapa do projeto abrange estudantes do 5º ano.

Desde o início da distribuição dos equipamentos, em junho, um pequeno percentual de pais ainda não compareceu nas escolas para buscar a ferramenta e assinar a ata de recebimento. Após a retomada, os diretores de escolas entrarão em contato com a comunidade escolar, de forma a ordenar e combinar as entregas que não foram concluídas no primeiro semestre.

Os tablets são entregues com o Conecta Legal Paulista, plataforma de ensino com formato de Educação a Distância (EAD), lançada no dia 20 de junho. “Inicialmente são 8 mil tablets, mas o nosso intuito é atingir o maior número possível de alunos, para que eles possam ser jovens de olho no futuro. Nossa missão é dar as ferramentas necessárias para isso, estimulando sempre o aprendizado de diversas formas”, afirmou o prefeito Yves Ribeiro.

O passo dado na inclusão digital gera um estímulo aos estudantes nas aulas, refletindo na prática pedagógica no dia a dia da comunidade escolar. "O Conecta Legal é uma plataforma tecnológica que veio trazer incentivo, ajuda no processo de ensino aprendizagem. Os estudantes receberam o tablet, já com acesso a internet, com o chip de dados, e também cada escola da rede vai receber um provedor para que a plataforma seja acessada mesmo sem internet", disse a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade.

Aluna do 8º ano B do Colégio Municipal José Firmino da Veiga, Thamyres Fernandes, 13 anos, foi uma das primeiras a receber o item. “Eu achei muito boa a entrega do tablet. Eu estava precisando muito. Vai ser muito bom para o meu aprendizado, e eu estava esperando ansiosamente por ele. Agradeço muito por ter chegado a hora”, comemorou a adolescente.

Conecta Legal Paulista

A plataforma tem como diferencial a possibilidade de uso sem acesso à internet. Ao entrar com o login e a senha cadastrados em celulares, notebooks, desktops ou tablets, a plataforma atualiza as demandas das atividades escolares. Os dispositivos eletrônicos distribuídos pelo governo municipal já virão com o Conecta Legal instalado.

Os professores terão disponível um aplicativo inovador de apoio ao ensino com recursos multimídia, possibilitando o acesso a conteúdos interativos alinhados às diretrizes curriculares, contribuindo para a aprendizagem e para os indicadores educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O objetivo é estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos. Com isso, almeja-se a dinamização do trabalho pedagógico e a promoção da inclusão digital em toda a comunidade escolar.

Antes do lançamento, foi criado um grupo gestor para o desenvolvimento do projeto, elaborado pela empresa Plural Soluções Tecnológicas e Educacionais. Houve debates sobre o papel pedagógico e quais seriam as ações necessárias para o início das atividades.