Educação |

Na Vila Torres Galvão, alunos da Rede Municipal de Ensino recebem tablets

Com o intuito de promover a inclusão digital, além de estimular a educação dentro e fora do ambiente escolar, mais alunos da Rede Municipal de Ensino do Paulista foram contemplados com a entrega de tablets, na tarde desta sexta-feira (1º), na Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold, localizada no Alto do Bigode, no bairro da Vila Torres Galvão.

De acordo com a Secretaria de Educação do Paulista, todos os tablets já vêm com a plataforma Conecta Legal instalada. A expectativa é dinamizar o trabalho pedagógico, fortalecendo atividades lúdicas das diversas disciplinas, e ampliando o raciocínio lógico e linguístico dos alunos.

Um dos diferenciais do Conecta Legal é a possibilidade de uso sem acesso à internet. Segundo os idealizadores da plataforma, ao entrar com o login e a senha cadastrados em celulares, notebooks, desktops ou tablets, o sistema atualiza as demandas das atividades escolares.

Além dos alunos, os professores também terão disponível um aplicativo de apoio ao ensino com recursos de multimídia, possibilitando o acesso a conteúdos interativos alinhados às diretrizes curriculares. Desta forma, a ferramenta contribuirá para a aprendizagem e para os indicadores educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Na ocasião, a gestora da unidade de ensino, Rosineide Vieira, destacou a importância da entrega dos tablets, como uma ferramenta de melhoria no aprendizado, e de acesso à internet para toda a comunidade escolar.

“Os tablets irão ajudar muito no processo de aprendizagem, porque nos tempos atuais é essencial que os alunos tenham acesso a recursos tecnológicos, principalmente nesse período pós-pandemia, que se faz necessário, ainda mais, um envolvimento de outros recursos, além dos convencionais”, destacou o professor de Língua Portuguesa, Thiago Nascimento.

CONECTA LEGAL

O Conecta Legal é uma plataforma de ensino com formato de Educação à Distância (EAD), que foi lançada pela Prefeitura Municipal do Paulista em junho de 2022. A expectativa é distribuir mais de 8 mil dispositivos eletrônicos para os alunos da Rede Municipal. Inicialmente, receberão os tablets os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).