Cultura |

Católicos iniciam festividades da Co-padroeira de Paulista, Rainha Santa Isabel de Portugal

A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, na cidade do Paulista, promoverá a partir desta sexta-feira (1º) a festa da padroeira, com o tema “A exemplo de Santa Isabel, a fé e o amor nos unem à Eucaristia e aos pobres”. Neste ano, a festa tem uma importância ainda maior para os fiéis, pois a Santa recebeu, por meio do Projeto de Lei nº 061/2022, de autoria do vereador Raul Silva, o título de Co-padroeira da Cidade do Paulista, ao lado de Nossa Senhora dos Prazeres.

O projeto foi apreciado e aprovado, por unanimidade, na Câmara dos Vereadores do Paulista, em 21 de junho de 2022. A lei foi sancionada pelo prefeito Yves Ribeiro na última terça-feira (28).

Ainda neste ano, já com o novo título de Co-padroeira do município, os fiéis participam de dez dias de festa: um novenário (nove dias) com hasteamento de bandeira, quermesse e missas, e mais um dia com missas, louvor e procissão pelas ruas da cidade. Os desejos serão realizados entre os dias 1º e 10 de julho.

Para o padre Adriano Chagas, pároco da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal, a festividade marcará momentos de muita riqueza espiritual e confraternização. “Depois de cinco meses preparando com muito carinho, amor e oração, chegou a festa de Santa Isabel, Rainha de Portugal, nossa padroeira e agora também da cidade”, ressaltou.

“Padres de outras paróquias da Arquidiocese virão celebrar aqui conosco, promovendo em suas homilias um grande retiro espiritual para enriquecimento do povo de Deus”, completou o pároco.

Nos dez dias de festa, haverá quermesse no Jardim do Coronel após as celebrações, como forma de confraternização das famílias dos paroquianos. “É preciso celebrar a vida e o amor juntos, depois de dois anos em casa, por conta da pandemia”, explicou o padre Adriano.

No domingo (10), dia da festa, a programação contará com alvorada com fogos, às 6h; missa solene presidida pelo monsenhor Osvaldo Lopes, vigário episcopal do Vicariato Paulista, às 7h. Já às 15h, uma carreta sai pela cidade, para se unir ao louvor da Juventude, às 16h, no coreto do Parque Aurora; e às 17h, terá encontro do andor com os fiéis no Parque Aurora, com todos seguindo em procissão até a Igreja Matriz para participar da missa encerramento, que será celebrada às 17h30.

Na missa de encerramento da festa haverá a tradicional bênção dos pães e das rosas, pois esses dois elementos representam a bondade da Rainha e Santa Isabel. A história conta que ao sair do castelo com pães e moedas escondidos na roupa para fazer caridade, a Rainha Isabel foi interceptada pelo Rei, que não concordava com suas atitudes, que teria a perguntado sobre o que ela estava carregando. De acordo com relatos, a Rainha respondeu que eram rosas e mostrou o conteúdo escondido em seu vestido, onde só haviam rosas, ao contrário dos pães e moedas que ela tinha colocado.

A Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal é formada por sete comunidades: Paulista Centro (sede paroquial), Nobre, Maranguape I, Jardim Maranguape, Aurora, Catolé e Jaguaribe.

A Igreja Matriz, localizada na Avenida Floriano Peixoto, no Centro do Paulista, é um dos principais cartões postais da cidade. É considerada Imóvel Especial de Preservação e Patrimônio dos paulistenses, e nela está sepultado o crânio do padre João Carlos Ribeiro de Melo Montenegro, um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817.

A festa de Santa Isabel Rainha de Portugal, em Paulista, pode ser acompanhada pelas redes sociais oficiais da Paróquia (@pascomsantaisabel).

Dia da Padroeira

A festa Litúrgica de Santa Isabel é comemorada no dia 4 de julho. Para esta data, está prevista, no horário da manhã, a distribuição de 100 cestas básicas, em frente à matriz, juntamente com um café da manhã para as famílias carentes cadastradas na Paróquia.

Programação completa

Durante a semana, as missas acontecem sempre às 19h. Aos sábados, ocorrem às 17h30, e aos domingos às celebrações serão às 16h.

Sexta-feira (01/07)

18h30 - Procissão da bandeira da Capela do Nobre.

Celebrante: Pe.Henrique Benjamin

Pároco da Paróquia de São Pio X - Camaragibe-PE

Sábado (02/07)

17h30 - Missa

Celebrante: Mons. Marcelo Marques

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e Vig. Episcopal Vicariato Ibura-PE

Domingo (03/07)

16h - Missa

Celebrante: Pe. Paulo Henrique

Adm. Paroquial da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro - Marcos Freire-PE

Segunda-feira (04/07)

Celebrante: Pe. Felipe  Luz

Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e Vig. Forâneo Agreste - Itabaiana-PB

Terça-Feira (05/07)

Celebrante: Pe. Thiago Luz

Pároco da Paróquia São José da Boa Esperança - Amaraji-PE

Quarta-Feira (06/07)

12h - Hora da Graça

Celebrante: Pe. Adailton Moura

Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo - Gaibu-PE

Celebrante: Pe. Bruno Luã

Vigário Paroquial Santuário Morro da Conceição

Quinta-feira (07/07)

19 - Missa

Celebrante: Pe. Damião Silva

Pároco da Paróquia Madre De Deus - Recife Antigo - PE

Sexta-feira (08/07)

Celebrante: Pe. Adriano Chagas

Pregador: Diác. Roni Amorim (Paróquia de São Lourenço Mártir)

Sábado (09/07)

9h - Missa (Enfermos e Crianças)

Celebrante:  Pe. Paulo Dutra

Pároco da Paróquia de São Sebastião - Vasco da Gama-PE

17h30 - Missa

Celebrante: Pe. Carlos Fred

Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Paulista-PE

Domingo (10/07)

6h - Alvorada

7h - Missa Solene em Honra a Santa Isabel Rainha de Portugal

Celebrante: Mons. Osvaldo Lopes

Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, e Vig. Episcopal Vicariato Paulista-PE

15h - Carreata com andor de Santa Isabel, pelas ruas da cidade.

16h - Concentração no Coreto do Parque Aurora  (Louvor com a Juventude de Santa Isabel)

17h - Encontro do Andor com os Fiéis no Parque Aurora e Procissão até a Matriz

17h30 - Missa Encerramento da Festa da Padroeira 2022