Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista vai monitorar nascimento de tartarugas-de-pente na orla de Maria Farinha

O evento natural ocorre dentro da Semana do Meio Ambiente, que segue com programação diversificada e tem como tema “Educação Ambiental para uma Paulista mais sustentável”

Dando prosseguimento às ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Paulista realizará nesta terça-feira (28), às 6h, o monitoramento do nascimento de filhotes da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), na praia de Maria Farinha. A população está convidada a acompanhar.

A eclosão dos ovos acontecerá em dois trechos da orla: o primeiro ninho a eclodir fica no trecho próximo ao condomínio Atlântico Norte, com acesso pela lateral, na Avenida Cláudio Gueiros Leite, nº 10.132. O segundo trecho está localizado próximo ao Bar do China.

Ao todo, os ovos levam de 45 a 60 dias para eclodir. Os ninhos são monitorados pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), coordenado por Silvio Batista, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

Promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente – SEDURTMA -, a ação visa proteger a orla do município, que tem grande referência na preservação e procriação de tartarugas marinhas.

Durante toda esta terça-feira, a programação da Semana do Meio Ambiente segue no Centro Administrativo, em Maranguape I, com o Projeto Peixe-boi/ICMBi e a presença do coordenador  Fábio Adônis Gouveia Carneiro, além da exibição de vídeos ambientais. Também haverá debates integrando as discussões sobre a temática deste ano: “Educação Ambiental para uma Paulista mais sustentável”

Com isso, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a conexão da população com a natureza, além de reforçar o comprometimento do governo municipal com o combate à crise climática global e com o respeito ao meio ambiente.

Confira a programação completa:

28 de junho:

8h - 8h20 - Exibição dos vídeos ambientais (peixe-boi)

8h20 - 8h50 - Projeto Peixe-boi/ICMBio - Fábio Adônis Gouveia Carneiro da Cunha

8h50 - 9h20 - Debate

9h20 - 9h35 - Intervalo

9h35 - 9h55 - Exibição dos vídeos ambientais (tartarugas marinhas)

9h55 - 10h25- Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas/NSU-SEMA-Paulista

10h25 - 10h55 - Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Aplicativo Tartarugas”, de Gabriel Silva (IFPE)

10h55 - 11h25 - Debate com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente – SEDURTMA

29 de junho:

8h - 12h - Exposição NSU Local: Escola Municipal Heinz Hering.

30 de junho:

8h - 12h - Exposição NSU Local: Escola Municipal Mumbeca