Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista abre a programação da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Paulista deu início neste domingo (26) às ações alusivas à Semana do Meio Ambiente. Em um mutirão de limpeza realizado na praia de Enseadinha, no Janga, moradores da região e frequentadores do local foram convidados a participar da coleta de lixo na areia da praia. Os materiais recolhidos serão destinados aos recicladores da região, e os rejeitos acondicionados serão destinados ao aterro sanitário da cidade.

Na ocasião, houve entrega de camisas ilustrativas sobre a semana do meio ambiente no município, e foi lançada uma carta aberta, com o objetivo de criar o Berçário das Tartarugas Marinhas em Paulista. A Prefeitura de Paulista foi a primeira Prefeitura do Brasil autorizada para monitoramento e mapeamento de desova e nascimento de tartarugas marinhas.

A iniciativa aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar já identificou 37 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 2.000 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva. A praia do Janga tem a caraterística ideal para as espécies da tartaruga-verde e tartaruga-de-pente, servindo como escolha natural para os ninhos.

Carta aberta

Nesse ato, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Wandelson Francisco dos Santos, e o secretário Executivo de Meio Ambiente, Clécio Araújo, leram a carta e apresentaram o projeto para criação do Berçário das Tartarugas no local, além da criação da área de preservação ambiental. O Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), Silvio Batista, também coordenou a ação.

Nesta segunda-feira (27), o documento será apresentado no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape 1, onde será realizada a mesa de abertura em comemoração à Semana do Meio Ambiente no município, com a presença do prefeito Yves Ribeiro, de secretários municipais, coordenadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana de Paulista (NSU) e membros da OAB-Paulista.

Em seguida, haverá a entrega de premiação do primeiro ao terceiro lugar do I Concurso de Fotografia "Olhares Ambientais do Paulista", que destacou a biodiversidade existente no município. Foram retratadas a fauna e a flora, espécies animais e vegetais nativas da Mata Atlântica, além de paisagens naturais diversas como área de mata, manguezais, praias, rios e outras. Também será realizada a abertura da exposição fotográfica.