Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista lança programação da Semana do Meio Ambiente

Com uma série de atividades, a iniciativa busca estimular a valorização e a proteção da natureza, fortalecendo sua relação com a população

A Prefeitura Municipal do Paulista vai realizar, entre os dias 26 e 30 de junho, a Semana do Meio Ambiente, que terá como tema "Educação Ambiental para uma Paulista mais sustentável". A iniciativa prevê uma série de atividades como limpeza de praia, exibição de filmes relacionados à natureza, premiação do concurso de fotografia e exibição de vídeos ambientais sobre tartarugas marinhas.

Promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente – SEDURTMA -, as ações visam proteger e valorizar a orla do município, que tem grande referência na preservação e procriação de tartarugas marinhas.

Com isso, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a conexão da população com a natureza, além de reforçar o comprometimento do governo municipal com o combate à crise climática global e com o respeito ao meio ambiente.

Para o Secretário Executivo de Meio Ambiente Clécio Araújo e o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), Silvio Batista, a consciência ecológica precisa ser permanente, diária, e a Semana do Meio Ambiente tem o propósito de solidificar essa relação de cuidado. “O cuidar da cidade e da natureza é compartilhado, é uma parceria entre município e população. Ao longo dessa semana de junho, vamos realizar um conjunto de atividades para aproximar ainda mais o cidadão e o meio ambiente, com incentivo a práticas ecologicamente positivas. Vamos fazer a limpezas da orla de Enseadinha, no Janga, vamos lançar uma carta aberta, para que essa área seja reconhecida pelo município do Paulista como berçário das tartarugas marinhas”, comentou.

A primeira ação prevista na Semana do Meio Ambiente é a limpeza de Praia de Enseadinha, no domingo (26/06), às 8h, no Janga. Na ocasião, também haverá o lançamento de uma carta aberta para criação do Berçário das Tartarugas Marinhas em Paulista.

Confira a programação completa:

26 de junho:

8h - 11h - Mutirão de limpeza em Enseadinha e lançamento de carta aberta para criação de Santuário das Tartarugas Marinhas em Paulista

27 de junho:

8h - 10h - Mesa de abertura: Prefeito, Secretários, Coordenador NSU, membros da OAB-Paulista

10h - 10h30 - Premiação do concurso de fotografia

10h30 - 12h - Abertura da Exposição de Fotografias do NSU

28 de junho:

8h - 8h20 - Exibição dos vídeos ambientais (peixe-boi)

8h20 - 8h50 - Projeto Peixe-boi/ICMBio - Fábio Adônis Gouveia Carneiro da Cunha

8h50 - 9h20 - Debate

9h20 - 9h35 - Intervalo