Educação |

Rede Municipal de Paulista premia vencedores do 12º Concurso Ler Bem - Etapa Municipal

A primeira colocada segue para a etapa estadual e disputará premiação com representantes de outros municípios

A Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria de Educação, premiou as crianças do 4º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino que participaram do 12º concurso Ler Bem - Etapa Municipal, promovido pela ASPA – Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores.

Cada uma das 41 escolas da rede selecionou um estudante do 4º ano do ensino fundamental, que tem um total de 2.055 alunos. Em seguida, foram realizadas quatro semifinais de forma remota. O processo de inscrição teve início em fevereiro, com a adesão do município ao concurso. Em abril, houve a inscrição das escolas, e em maio a seletiva interna nas unidades. Em junho, aconteceram quatro semifinais e a final.

A última fase do Concurso Ler Bem, realizada presencialmente, contou com 10 alunos, e foi realizada nesta terça-feira (14), no auditório da Secretaria, no centro de Paulista. Os três primeiros colocados foram Anita Clara (83,5 pontos), 1º lugar; Maria Eduarda (82,3), 2º; e Geovana Ferreira (79,6%), 3º. Anita, agora, segue rumo à etapa estadual da premiação de leitura. Todos os 10 classificados e seus respectivos professores receberam certificado de participação. Os três primeiros colocados ganharam presentes.

O secretário Geraldo Lima representou o prefeito Yves Ribeiro, acompanhado dos secretários executivos José Francisco (Chico) e Ione Ferro. George Freitas, secretário de Obras e Serviços Públicos, também prestigiou o evento.

Na ocasião, o poeta e professor Dalexon Sérgio declamou o poema Bonde do Ler Bem. Também houve contação de história, antes da divulgação do resultado. A gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade, fez o anúncio dos três primeiros colocados.

O professor Gláucio Ramos animou as crianças combinando música com leitura. Ao som do violão, ele criou diversas brincadeiras. "É muito importante formar leitores. A leitura abre a mente, transforma as opiniões das pessoas, principalmente de uma forma crítica. Eu entendo o livro também como um mecanismo de ludicidade, alegria. A ideia é aproximar a criança, fazendo do livro um brinquedo, atraindo para a leitura."

A banca de avaliação da final foi formada por Amaro Poeta, poeta, escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (ALAP); Bernadete Serpa Lopes, poetisa, professora e membro da ALAP; e a professora Josineide Gama, representando um dos membros da banca, que adoeceu. "Realmente é emocionante, a gente observou a leitura feita de uma forma caprichada. Isso demonstra um trabalho eficiente das crianças, tendo professores preparados para o ensino", Amaro Poeta.

O concurso de leituras exige critérios na hora da avaliação das notas:  espontaneidade - naturalidade e fluidez na leitura, evitando-se uma leitura caricata; entonação - desenvoltura interpretativa de acordo com os sentidos do texto; pontuação - obediência às pausas (vírgula, ponto e vírgula, e ponto) e as marcas gráficas (interrogação, exclamação, travessão).

Veja os 10 finalistas do concurso:

Maria Eduarda

Escola Irmã Assunta