Educação |

Prefeitura de Paulista realiza culminância do projeto Professor Amigo do Trânsito

A Prefeitura de Paulista está promovendo desde o início de maio o projeto Professor Amigo do Trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, nas 59 escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista. Nesta sexta-feira (10), 10 unidades de ensino estão realizando a culminância da iniciativa.

São elas: Escola Municipal Ministro Etelvino Lins, no Janga; Escola Municipal Prof. Margarida Sampaio, em Pau Amarelo; Escola Municipal Dr. Geraldo Pinho Alves, no Loteamento Conceição; Escola Municipal Heinz Hering, em Jardim Paulista Alto; Escola Municipal Manoel Alves de Morais Navarro, em Arthur Lundgren I; Escola Municipal Marília Russel Pinho Alves, em Arthur Lundgren II; Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I; Escola Municipal Poetisa Cecília Meirelles, em Sítio Fragoso; Escola Municipal Terezinha Camarotti, na Mirueira; e Escola Municipal Rural Mata do Ronca, na Mirueira.

Realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Detran-PE, o "Professor Amigo do Trânsito" desenvolve atividades teóricas e práticas, educando e conscientizando os jovens sobre a importância de zelar pela segurança no trânsito, com o intuito de reduzir o número de acidentes e mortes nas vias.

Todas as turmas, do primeiro ao nono ano, participaram das atividades. "Na nossa escola, a temática escolhida foi 'Unidos por um trânsito consciente', na qual os alunos, que hoje são pedestres, mas futuramente serão condutores, puderam desenvolver trabalhos sobre o tema dentro da sala de aula. As crianças são multiplicadoras de conhecimento, então elas levam esse conhecimento para a vida", afirmou Ironildes Alves, diretora da Escola Etelvino Lins.

Durante um mês, foram abordados assuntos como comportamento seguro, respeito e cidadania nas vias, fazendo com que os estudantes desenvolvam empatia e melhorem o trânsito para a nova geração. Também houve a criação de algumas dinâmicas, mostrando a importância de atravessar nas faixas de pedestre e dos riscos em atravessar fora dela.

Os estudantes também participaram de simulações de situações do cotidiano. Eles viram, por exemplo, as dificuldades vividas pelos deficientes físicos que transitam pelas vias.

O encerramento do projeto estava previsto para o final de maio, mas precisou ser adiado devido às fortes chuvas que ocorreram nas últimas semanas. Cada instituição terá uma data de término no cronograma de suas atividades, que vai até a próxima quarta-feira (15/06). A coordenação é de Gilvaneide Alves. A ação também teve como parceiro nas visitas às escolas o Major Cláudio, superintendente de Trânsito de Paulista, junto com sua equipe.