Políticas Sociais |

Com baixa procura, Paulista mantém um abrigo e desmobiliza as outras duas unidades no auxílio aos afetados pelas chuvas

O ponto de acolhimento disponível fica localizado na Escola Manoel Gonçalves, contando com assistência médica e equipe de vacinação. Em caso de necessidade, os outros dois locais serão reativados

A Prefeitura da Cidade do Paulista desmobilizou duas unidades provisórias de abrigo voltadas para atendimento e assistência às pessoas afetadas pelas fortes chuvas no município. A medida foi tomada diante do baixo índice de procura pelos espaços. A partir desta segunda-feira (30), portanto, apenas a Escola Manoel Gonçalves - Rua 26, s/n, Maranguape 1 – está atendendo. As outras duas escolas estão sob aviso, em caso de eventual necessidade de reativação.

"Há uma baixa procura por abrigos no município. A grande maioria das pessoas desabrigadas está indo para a casa de familiares, de amigos. A demanda é muito maior para ajudar na locomoção e na alimentação dessas famílias. Por isso, estamos realizando a doação de cestas básicas e estamos mobilizando todos os setores da sociedade, juntando forças e fazendo o máximo para ajudar essas pessoas que estão passando por esse momento tão difícil. A Secretaria de Políticas Sociais, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e a Defesa Civil do município estão em força-tarefa", afirmou Kelly Tavares, Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

As famílias desalojadas precisam entrar em contato com a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos por meio do número de WhatsApp (81) 99635-0430, para que sejam encaminhadas aos espaços de acolhimento.

O governo municipal também lançou a Campanha Paulista Solidária, que, junto com a sociedade civil, a iniciativa privada, líderes religiosos e demais instituições, está oferecendo assistência às famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de alagamentos e deslizamentos.

Entre as ações previstas, está a arrecadação de donativos. A iniciativa é feita com a ajuda da população, que pode realizar as doações nos pontos de arrecadação designados para receber os itens que serão entregues às famílias.

Podem ser doados materiais de limpeza e de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, lençóis, cobertores, toalhas e travesseiros. A central de arrecadação fica no Clube Municipal de Paratibe, que funciona 24 horas.

Confira outros pontos de arrecadação, que funcionam das 8h às 17h.

- Centro Administrativo, em Maranguape I;

- Igreja de Nossa Senhora do Ó;

- Igreja de Santa Isabel, no Centro;

- Loja FÊMEA. no Paulista North Way Shopping.