Meio Ambiente |

Litoral de Paulista se torna berçário de tartarugas marinhas

Neste domingo (15), várias famílias acompanharam o nascimento de 70 filhotes, ouvindo explicações de biólogos sobre a espécie e o meio ambiente

As praias de Enseadinha, Nossa Senhora do Ó e Maria Farinha, na cidade do Paulista, se transformaram em um verdadeiro berçário para filhotes de tartaruga marinha. Neste domingo (15), na praia de Enseadinha, localizada no bairro do Janga, mais um ninho da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) eclodiu.

O nascimento de 70 filhotes, que ganharam o mar acompanhadas de aplausos, foi visto por vários munícipes que acordaram cedo e levaram seus filhos para assistirem a corrida dos bichinhos ao mar. Dezenas de famílias acompanharam o trabalho dos biólogos e assistiram, atentos, as explicações sobre esses animais e sobre a importância da conscientização e preservação do meio ambiente.

O ninho é monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), coordenado por Silvio Batista, através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

Os ovos levam de 45 a 60 dias para a eclosão. A supervisão é realizada diariamente pela SEMA, que presta um serviço fundamental para a preservação das espécies que escolheram Paulista para depositarem seus ovos.

A iniciativa aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar já identificou 37 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 2.000 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva.

A população também pode ajudar na identificação dos ninhos. Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone (81) 9.9882-8387, ou acione a Guarda Municipal discando o 153.

A Prefeitura de Paulista tem publicado, em suas redes sociais, o dia, horário e local onde provavelmente haverá a eclosão dos ninhos. No momento do nascimento, a equipe responsável orienta a população e dá uma aula sobre meio ambiente.