Infraestrutura |

Prefeito Yves Ribeiro visita obras do PAP e anuncia estudo técnico para pavimentação de 50 ruas

O Prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro, acompanhado do secretário Municipal de Infraestrutura, Lídio Valença, visitou nesta quarta-feira (09) algumas obras do PAP (Programa Acelera Paulista). Na ocasião, o gestor anunciou um estudo técnico de viabilidade para pavimentação de 50 ruas no município. A vistoria ocorreu nos bairros do Janga, Maria Farinha, Arthur Lundgren I e Paratibe.

Em 2021, 13 ruas foram pavimentadas na cidade, com quase 3 quilômetros de extensão. Neste ano, está em andamento a pavimentação de 12 ruas e mais duas obras: o segundo trecho (740 metros), com asfalto e calçada concluídos, faltando apenas a sinalização nos 740 metros, e o terceiro trecho da duplicação da PE-01 (4 quilômetros), no qual está sendo realizanda a escavação nas laterais em Pau Amarelo, na altura do Forte, até o trevo da PE-22, na Conceição, contemplando 4 km de rodovia.

No Janga, o prefeito observou o andamento de várias obras. Foram conferidas as pavimentações das Ruas Rivadávia e Madalena, feitas com recursos próprios do município; os 600 metros do recapeamento em asfalto da Rua Henrique Justa, realizado com fonte de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Banco Caixa Econômica Federal e do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

“Foram 13 ruas pavimentadas em 2021. Dá aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Neste ano, estamos fazendo o estudo técnico de viabilidade para contemplar 50 ruas, através do PAP Infra. Temos 12 ruas em andamento de pavimentação e mais duas obras estão sendo feitas, como a duplicação da PE-01: o segundo trecho, só faltando a sinalização e calçada, e o terceiro trecho são 4 km de duplicação em andamento”, disse Yves Ribeiro.

Ainda no Janga, Yves vistoriou as obras da duplicação do trecho da PE-01, nos bairros de Pau Amarelo, Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora da Conceição, e a pavimentação asfáltica de um trecho da Rua Abigail Russel, no bairro de Nossa Senhora do Ó. O serviço conta com recursos do Finisa.

Em seguida, o gestor seguiu para o bairro de Maria Farinha, passando pelo recapeamento asfáltico da Avenida Rui Barbosa, além de visitar as obras de uma praça e uma academia da cidade, construídas em frente à Escola Municipal Irmã Assunta.

O trabalho executado na Avenida Rui Barbosa é coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Através do projeto Praça Viva, Viva a Praça, o município vem transformando diversas áreas. O secretário George Freitas vem trabalhando alinhado com o secretário Lídio Valença (Infraestrutura), para buscar espaços públicos ociosos e transformá-los em áreas de convivência urbana.

Ainda em Maria Farinha, o prefeito visitou o recapeamento do binário de Maria Farinha, com a malha viária que inicia na PE-01 e segue o tráfego pelas Ruas José Pereira e Afonso Pena (atual Avenida Nivaldo do Cristo Lobo). A obra vai desafogar o trânsito da Avenida Afonso Pena, onde fica a balsa que faz a ligação com Santa Cruz, em Igarassu. Os locais são separados pelo Rio Timbó.

O morador de Nova Cruz, em Igarassu, João Barbosa, utiliza o transporte da balsa para transitar até Paulista. Ele destacou a valorização da região, inclusive do binário de Maria Farinha, que passa pela balsa deixando uma boa recepção para quem chega de outros lugares.

De Maria Farinha, o prefeito Yves Ribeiro foi para o bairro de Arthur Lundgren I. Lá, o gestor olhou o recapeamento asfáltico da rua Sairé, que faz a ligação com a BR-101. Posteriormente, foi ao bairro de Paratibe, onde será construído o binário.

O serviço prevê a sinalização e recapeamento asfáltico de três ruas e duas avenidas: Avenida Lindolfo Collor, Avenida Floresta, Rua Dr. José Mariano, Rua Maria Ivete Lopes e Rua Severino Francisco Lopes. Para as avenidas Águas Belas e Euclides da Cunha, está a sinalização da via.

Confira um balanço dos serviços realizados:

2021: 13 ruas concluídas: 3 km de pavimentação de ruas em paralelepípedo

- Pau Amarelo: Rua Israel (135 metros); Rua Brechó Fernandes Paes (438 metros); Rua Madalena (334 metros)

- Conceição: Trecho da Rua Rivalândia Miranda de Souza, entre a rua Henrique Justa e Avenida Cabedelo (268 metros)

- Maranguape II: Rua 26 (71 metros)

- Nobre: Rua Rio Amazonas (196 metros)

- Mirueira: Travessa do Campo (181 metros)

- Arthur Lundgren I: Rua Tomás Santos (105 metros)

- Paratibe: Rua Praça Tiradentes (70 metros)

- Jardim Paulista: Rua 20 A, Rua 24 e Rua 20 (322 metros)

2022: ruas em obra

- Maria Farinha: Avenida Rui Barbosa com recapeamento concluído, falta sinalização (414 metros); Avenida Pedro Augusto Carneiro Leão com recapeamento concluído, falta sinalização. (376 metros); Rua Tejipió com recapeamento concluído, falta sinalização (1060 metros); Rua José Pereira de Amorim com ecapeamento concluído, falta sinalização (595 metros)