Segurança e Mobilidade |

Patrulha Ambiental Municipal de Paulista participa de capacitação destinada ao manejo de animais

Os profissionais da Patrulha Ambiental Municipal de Paulista (PAM), através da Secretaria Municipal de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, participaram no último dia 9 de fevereiro de um curso de capacitação sobre Introdução ao Manejo de Animais.

A formação foi promovida pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), órgão ligado ao CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente -, e foi dividida em duas etapas, nos períodos da manhã e da tarde.

Durante a manhã, foi abordado o tema “legalidade acerca da apreensão, captura e readaptação dos animais silvestres”. Os conteúdos foram discutidos e contextualizados, proporcionando um momento de troca de experiências e avaliações técnicas.

Com base em ações anteriores, alguns procedimentos foram explicados. Além disso, houve a apresentação dos tipos de animais silvestres mais comuns da nossa fauna, bem como aqueles ameaçados de extinção e em outras situações de vulnerabilidade.

O período da tarde contou com um momento prático, no qual os profissionais puderam aprender sobre a contenção e o manuseio de espécies como cobra, jacaré, timbú, gavião, tartaruga, entre outras. Esse contato manual tem como objetivo conceder conhecimento básico e desmistificar vários paradigmas que a sociedade cria acerca desses bichos.