Políticas Sociais |

Cerimônia marca o tombamento do Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí em Paulista

Em outubro de 2021, foi sancionado o projeto de lei que declara o terreiro como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-Indígena da cidade

A Cidade do Paulista terá uma cerimônia de tombamento nesta quarta-feira (26). A partir das 9h, acontece a cerimônia de tombamento do Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí. O evento vai declarar oficialmente o terreiro como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-indígena Brasileira do Município de Paulista (Lei nº 5.044/2021).

A data escolhida também marca os 31 anos de fundação do terreiro, que fica localizado na Rua Orobó, 257, no bairro de Paratibe.

“Neste momento em que casos de racismo e intolerância religiosa estão se acirrando, o reconhecimento do Ilê Axé Orixalá Talabí como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-indígena do município do Paulista é uma forma de combater a discriminação racial e valorizar a cultura afro-brasileira presente em nossa cidade”, destacou a Diretora de Igualdade Racial do município do Paulista, Nathalia Valeska.

“É uma ação de fortalecimento das comunidades de terreiros, que estreita as relações da sociedade, das comunidades tradicionais e do poder público, amenizando os impactos produzidos pelo racismo institucional e estrutural. Essa medida também estimula a preservação da memória e contribuiu para a formação da identidade do povo negro, a retomada das suas raízes e a compreensão a respeito da situação sociocultural em que vivem", concluiu Nathalia.

A programação do evento contará com plantio de Baobá, roda de memórias com autoridades religiosas do terreiro, descerramento da placa de identificação patrimonial, almoço coletivo e falas com lideranças políticas e religiosas. Para participar, é necessário estar com o esquema de vacina contra a Covid-19 completo, além do uso obrigatório da máscara.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei apresentado pela vereadora Flávia Hellen (PT) foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na câmara municipal da cidade, sendo sancionado pelo prefeito Yves Ribeiro (MDB).

Diversas instituições estaduais e nacionais - bem como lideranças de outras comunidades de terreiros localizadas em Pernambuco e em outros estados brasileiros - apoiaram o reconhecimento do Terreiro Axé Talabi como patrimônio histórico e cultural da cidade.

Tradição e História

Há mais de trinta anos o Terreiro Nagô Ilê Axé Orixalá Talabi atua na comunidade de Paratibe - Paulista (PE), preservando a cultura e religiosidade dos Orixás e dos Encantados da Jurema Sagrada.

O legado ancestral familiar foi repassado de geração em geração e atravessou o tempo, possibilitando que em janeiro de 1968 fosse adquirido o primeiro imóvel a acomodar a família fundadora e seus descendentes para continuidade do Axé, a força vital.

Em janeiro de 1991 foram realizadas as primeiras atividades rituais públicas dirigidas pelos fundadores Maria da Solidade – Mãe Dada de Oxalá e Aguinaldo Barbosa – e Aguinaldo de Xangô, sacerdotes cujos familiares mantiveram as tradições sócio-culturais e religiosas afro-indígenas na cidade do Paulista.

Ações Educacionais e Sociais

O terreiro conta com um grande histórico de atuação social a partir do desenvolvimento de ações educacionais e culturais que envolvem crianças, adolescentes, adultos e idosos. A casa já recebeu diversos prêmios e reconhecimentos públicos pelas atividades desempenhadas em sua comunidade de atuação.

Prêmios e Reconhecimentos

No ano de 2015, o espaço foi contemplado com o Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, cujo objetivo foi reconhecer ações de preservação, valorização e documentação do patrimônio cultural dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana do Brasil.

Em 2018, recebeu o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A ação contemplada foi o I Encontro Nacional de Crianças de Axé.

SERVIÇO - Cerimônia que marca o tombamento do Terreiro Ilê Axé Talabí

Data: 26/01/2022

Local: Terreiro Ilê Axé Orixalá Talabí

Endereço: Rua Orobó, 257, Paratibe - Paulista (PE)