Gabinete do Prefeito |

Paulista se prepara para receber Censo do IBGE em 2022

Encontro com representantes do instituto, nesta sexta-feira (19), tratou sobre a organização do recenseamento, levantamento demográfico fundamental que não acontece desde 2010

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio do Gabinete do Prefeito, recebeu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (19). Na ocasião, foi realizada a reunião de acompanhamento sobre a realização do Censo Demográfico 2022, que ocorrerá no trimestre de junho a agosto, visitando as residências do município.

Representando o Prefeito Yves Ribeiro, o Chefe de Gabinete Marcos Eduardo iniciou a reunião. "O Prefeito Yves Ribeiro determinou que a Prefeitura de Paulista fica à disposição do IBGE para colaborar com este importante trabalho que é o Censo 2022. É de extrema importância atualizar as informações e também contribuir muito para o planejamento de políticas públicas, além de atualizar os dados para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", disse.

No encontro, foi debatido o planejamento dos pontos de coletas - local de apoio aos recenseadores e organização do trabalho -, além da articulação entre o Gabinete e as secretarias de Saúde; Educação; Imprensa e Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, a fim de dar um suporte aos locais de difícil acesso.

Também foi abordado o apoio dos agentes de endemias e saúde na orientação dos professores aos alunos, e a comunicação do processo seletivo para recenseadores atuarem em Paulista, sob a responsabilidade do IBGE, no período que o órgão autorizar.

De acordo com Enildo Meira, Coordenador Geral de Planejamento do instituto no Estado de Pernambuco, o IBGE estima que Paulista seja um dos municípios estratégicos em relação ao aumento da população. A necessidade do levantamento é grande, visto que o último Censo foi realizado em 2010. Segundo o instituto, nenhuma informação individualizada é divulgada na pesquisa. Somente as informações que atendam ao interesse geral terão divulgação.

"Os divisores de recursos são feitos com base no tamanho e perfil da população. Em Paulista, está sendo previsto um aumento da população. Isso vai refletir no incremento de recursos para o município, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", disse Enildo Meira.

A Prefeitura de Paulista foi representada por Marcos Eduardo, chefe de Gabinete; Marareth Pires Mourão, assessora; Jota Júnior, secretário de Imprensa, acompanhado dos repórteres Max Felipe e Danilo Brito; Manoela Rachid, secretária executiva de Saúde; Jakeline Morais, superintendente da Atenção Básica; Jacó Novelino, Secretaria de Finanças; Jorge Batista, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente; Guilherme Duperron, diretor de Licenciamento Mercantil; e Ricardo Marques, responsável pelo Censo Escolar de Paulista da Secretaria de Educação. Todos os presentes assinaram o nome na ata de presença do IBGE.