Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista realizará mais uma ação de Cidadania e Saúde nos terreiros

A iniciativa ocorre dentro de uma programação anual que oferece uma série de serviços para as comunidades dos terreiros e entornos

Na quarta-feira (29), a Prefeitura de Paulista promoverá mais uma ação de Cidadania e Saúde nos terreiros do município. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Saúde e Executiva de Meio Ambiente, e acontece por meio da Coordenação da Saúde da População Negra e da Diretoria de Igualdade Racial. O intuito é afirmar os terreiros como espaços de promoção à cidadania e à saúde. Além disso, a programação busca desconstruir imagens estigmatizadas do povo negro e de suas manifestações culturais e religiosas.

Desta vez, a ação ocorrerá nos horários das 09h às 12h e das 13h às 15h, no terreiro ILÈ ÀSE ÒRÌSÀNLÁ TÀLÀBÍ, na Rua Orobó, 257, em Artur Lundgren I.

Confira a programação:

Serviços de Saúde

Documentos necessários: Cartão SUS, Documento de Identificação com Foto, CPF e

Comprovante de Residência atualizado.

●       Aferição de pressão e glicose

●       Consulta com um médico clínico (15 vagas a partir das 14:00)

●   Divulgação do Programa Saúde em Movimento

●   Educação em saúde sobre hanseníase tuberculose

●   Mamografia (40 vagas pela manhã e 40 vagas à tarde)

●   Orientações sobre os serviços de saúde ofertados pelas Unidade de Saúde

●   Orientações de Nutrição

●   Orientações de Saúde Bucal

●   Orientações sobre a Saúde do Idoso

●   Orientações de controle social e gestão participativa

●   Sessões de auriculoterapia chinesa

●   Teste rápido de Covid-19

●   Vacina contra Influenza

●   Vigilância Ambiental

●   Orientações sobre os serviços

●   Teste rápido de filariose (50 testes no turno da manhã)

●   Vacinação antirrábica e teste de leishmaniose para cães e gatos

●   Vigilância Sanitária - Orientações e entrega de hipoclorito de sódio

●   Vigilância Epidemiológica - Teste rápido de HIV/Sífilis/Hepatites B e C, orientações e entrega de preservativos com a equipe do CTA

Serviços de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Documentos necessários: CPF, RG, CTPS, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência atualizado e comprovante de matrícula escolar - caso tenha filho (a).

●    Informações sobre o Cadastro Único

●    Atualização do Bolsa Família

Encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito

Carteira do Idoso

Vem Livre Acesso

Orientação para requerer o benefício BPC/LOAS

Orientação e Cadastramento Programa Criança Feliz

Cadastramento da população LGBTI+

Cadastramento das Comunidades Tradicionais Afro-Indígenas

Vivência EWÉ MIMO – Folhas Sagradas (ministrada pela Yalorixá Luciany Freitas do ILÈ ÀSE ÒRÌSÀNLÁ TÀLÀBÍ)

O objetivo da vivência é salvaguardar e transmitir os modos, saberes e fazeres tradicionais de usos referentes às espécies das plantas sagradas utilizadas pela medicina ancestral dos Povos de Terreiros em chás, banhos e infusões para promoção da saúde física e espiritual, além de melhoria na qualidade de vida. A atividade é realizada pelo Programa Tradição, Cultura e Saúde, do Ilè Àse Òrìsànlá Tàlàbí.