Saúde |

Em Paulista, Centro de Reabilitação Adulto e Infantil dá alegria a Dona Zeneide Rodrigues para voltar a andar

A diarista Dona Zeneide Rodrigues, 58 anos, moradora da Cidade do Paulista, está se recuperando de um acidente. No dia 4 de maio de 2021, ela quebrou o fêmur após cair de uma escada, enquanto trabalhava de diarista em um apartamento. Após realizar uma cirurgia no local, precisou iniciar o tratamento de fisioterapia em uma clínica particular.

Para poupar custos, Dona Zeneide vem fazendo as sessões gratuitamente no Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, inaugurado no dia 28 de junho deste ano. O espaço é vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paulista, sendo localizado dentro do Clube Municipal do Nobre.

Antes de fazer fisioterapia, a diarista estava usando cadeira de rodas. Depois passou a usar andador, até chegar, atualmente, na muleta, que auxilia no seu deslocamento do dia a dia. Ela iniciou as sessões de fisioterapia em uma clínica particular, até conhecer o trabalho do Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, que ajuda na sua recuperação, aumentando a resistência e a flexibilidade. O espaço é disponibilizado de forma gratuita à população.

"Eu procurei a Secretaria de Saúde de Paulista e fui muito bem atendida. Após uma semana, eu fui chamada para iniciar o tratamento. Estou na minha terceira sessão e agradeço muito ao Município por proporcionar um centro desse para a população", disse Dona Zeneide.

No dia do acidente, o SAMU prestou os primeiros socorros e levou Zeneide para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife. Apesar do susto, a queda não afetou sua coluna.

Para realizar uma cirurgia no fêmur, ela foi encaminhada ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, no Recife. "A felicidade foi que eu não tinha fechado a porta do apartamento. Como ficou aberta, um rapaz que estava passando no corredor me socorreu e chamou o SAMU, na mesma hora. Foi tudo muito rápido", afirmou.

Segundo Zeneide, antes de se acidentar, ela praticava capoeira há anos. Esse histórico de prática de exercícios vem ajudando muito na sua recuperação, principalmente devido ao ganho de flexibilidade que a luta oferece.