Políticas Sociais |

Prefeito Yves Ribeiro empossa novos membros do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (23), o Prefeito de Paulista, Yves Ribeiro e o presidente do COMCAP, João Soares, empossaram os novos conselheiros para o triênio 2021/2024. O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP) promoveu a reunião do Pleno Extraordinário nº 81/2021 no Plenário da Câmara dos Vereadores do município.

As vagas do Conselho são compostas por representantes governamentais, indicados pelas Secretarias Municipais, e representantes da sociedade civil, eleitos em processo específico, homologado pela Resolução COMCAP nº. 294/2021.

O Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista é um órgão deliberativo, colegiado e paritário, responsável pelo controle das políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

O colegiado faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação, além de gerenciar e estabelecer os critérios de utilização dos recursos na área.

Antes da posse dos novos titulares, o presidente do COMCAP, João Soares, realizou a prestação de contas referente aos triênios 2015-2018 e 2018-2021. Ele reforçou que o órgão, por meio das entidades cofinanciadas, atende mais de mil crianças no município.

O conselheiro tutelar Cícero Delhany (conhecido por Cícero da ONG) também prestigiou a posse. As organizações não governamentais são cofinanciadas com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FIA/Paulista), ao qual estão vinculadas, conforme a Resolução n º 295/2021.

Representando o Poder Executivo Municipal, o presidente da Câmara de Paulista, Edson de Araújo (Edinho), e o vereador José Augusto Costa estiveram presentes.

Yves Ribeiro, que já recebeu o prêmio de Prefeito Amigo da Criança, ficou motivado com a participação das pessoas em prol dos direitos das Crianças e Adolescentes, assim como define a legislação federal. Ele disse que o mais importante na gestão pública é ter humildade, principalmente no tratamento com as pessoas. “Eu já tive a felicidade de receber o Prêmio Amigo da Criança, diminuindo a mortalidade infantil. Essa luta é de todos nós! Por isso, o trabalho de conselheiro precisa ser feito com muito amor”.

Conselheiros Governamentais

Titular: Ana Valéria Lucena de Almeida Sande
Suplente: Joana Carolina Bezerra Vilar

Segmento de 7 a 17 anos