Educação |

Paulista promove programação semipresencial na Semana da Pessoa com Deficiência

Com o tema “A aprendizagem ocorre com as diferenças e não com as igualdades”, o evento tem início na próxima segunda-feira (23/08) e vai promover ações de incentivo e debates sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência.

A partir da próxima segunda-feira (23/08), a Prefeitura da Cidade do Paulista promove, por meio da Secretaria de Educação, a Semana de Apoio à Pessoa com Deficiência, apresentando o tema: "A aprendizagem ocorre com as diferenças e não com as igualdades". O calendário inclui lançamentos de livros de forma presencial, relatos de experiências, encontros virtuais pela plataforma YouTube, show de talentos e debates sobre a importância do combate ao preconceito e à discriminação.

Segundo a coordenadora de Educação Especial da Rede Municipal, Maria José Calado, o objetivo é promover ações de incentivo ao debate e reflexão sobre a necessidade de um olhar mais acurado acerca das políticas públicas para os estudantes com deficiência. "É levada em conta a necessidade de conscientização sobre a importância de todos os estudantes aprenderem juntos", disse Maria Calado.

Em razão da pandemia, as atividades serão semipresenciais e cumprirão todas as normas sanitárias, atendendo às expectativas da temática apresentada. "A iniciativa visa, junto à sociedade civil, refletir sobre a importância da inclusão escolar dos estudantes com deficiência, bem como os benefícios que oferece a toda sociedade", disse a secretária de Educação, Jaqueline Moreira.

A Semana da Pessoa com Deficiência se fundamenta na Lei Estadual nº 13.381/2007, e, por ter sofrido alterações posteriores, foi disciplinada pelo art. 240 da Lei Estadual nº 16.241/2017.

Palestra online

Na próxima terça-feira (24.08), a Secretaria de Educação vai disponibilizar, em seu canal do YouTube, a palestra “Práticas pedagógicas no contexto das diferenças”. Confira no link https://youtu.be/MhM73HQufLQ.