Direitos Humanos/Cidadania |

Prefeitura de Paulista assina termo de parceria com instituição para o Programa Jovem Aprendiz

Jovens de 14 a 18 anos em vulnerabilidade social poderão participar do Programa, que tem duração de quatorze meses

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Paulista assinou, juntamente com a Inspetoria Salesiana Nordeste (Escola Dom Bosco) e o Conselho de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, um termo de parceria para a implantação do Programa Jovem Aprendiz no município. A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo do Paulista, em Maranguape I. O programa é promovido pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

O Jovem Aprendiz foi criado em 2000, através da Lei nº 10.097, a fim de facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho, sem que isso comprometa seus estudos. As empresas de médio e grande porte devem disponibilizar de 5% a 15% de suas vagas para o Programa Jovem Aprendiz. A parte prática da iniciativa é desenvolvida em parceria com as empresas.

Neste primeiro momento, foram inseridos nove jovens. Sete estão lotados na Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e os outros dois estão lotados no Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (COMCAP). Os jovens têm acesso a todos os direitos trabalhistas, além de carteira assinada.

De acordo com a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, o projeto é de suma importância para a área social do município. "Agradeço muito a todos os parceiros que colaboraram para hoje estarmos aqui beneficiando esses jovens. Pedimos também a sensibilidade das empresas do município para darem oportunidades a jovens que já passaram por dificuldades e que às vezes só precisam de uma chance para mudar todo o contexto da sua vida e de sua família."

Wallace Lima, um dos contemplados com o programa, fez um discurso agradecendo a oportunidade. "Quero agradecer demais esse programa que mudou minha vida e a de todos esses jovens que estão aqui sendo contemplados com uma oportunidade de emprego e podendo entrar no mercado de trabalho. Hoje estamos podendo dar a volta por cima e estamos aqui agradecendo por tudo que está acontecendo", disse Wallace.

Participaram da solenidade a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares; o Presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Paulista, João Soares; a coordenadora de aprendizagem da Escola Dom Bosco, Jaqueline Oliveira; a técnica social do Projeto Novas Oportunidades da SEA (Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado de Pernambuco), Kassandra Leite. Representando o Conselho Tutelar do município, estiveram presentes Cic da ONG e Bridja Tafarel, diretora do Programa Jovem Aprendiz em Paulista.