Saúde |

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, Paulista realiza ação de conscientização para os servidores municipais

A ação ocorreu em meio ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites e de conscientização para a prevenção da doença

Nesta quarta-feira (28/07), Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde do município do Paulista realizou um "momento de acolhimento" para os servidores municipais, no Centro Administrativo da Prefeitura. A iniciativa contou com ações de conscientização para a prevenção da doença e a disponibilização da vacina contra a Hepatite B para os profissionais que atuam no Centro Administrativo.

O lema da Campanha do Julho Amarelo deste ano é "Não vamos deixar ninguém para trás", e tem como objetivo trazer de volta os olhares para a prevenção da doença e o diagnóstico precoce para um tratamento mais efetivo e uma saúde de maior qualidade.

As hepatites são inflamações no fígado e podem ser causadas por vírus ou uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. No Brasil, os tipos mais comuns de Hepatite são os A, B e C. Os sintomas dessa doença são quase sempre silenciosos, o que reforça a necessidade de estar com os exames de rotina em dia. Em casos mais graves, a pessoa infectada pode vir a ter febre, dores, mal-estar, enjoos e náuseas.

A melhor forma de lutar contra a doença é com a vacina, para os tipos A e B, e a prevenção, para todos os tipos. Confira alguns cuidados que você pode tomar para não ser infectado:

- Não compartilhar agulhas e seringas

- Usar preservativo

- Vacinar com doses extra o bebê nas 12 primeiras horas de vida após o parto, para que não haja transmissão de mãe para filho

É muito importante ir até a USF mais próxima de sua casa e fazer o teste.