Políticas Sociais |

Novos conselheiros municipais da Assistência Social são empossados em Paulista

Os titulares do órgão vinculado à secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos farão parte do Conselho da Assistência Social no biênio 2021-2023. Após a posse, os conselheiros realizaram uma votação aberta e escolheram a nova Diretoria

O Prefeito Yves Ribeiro empossou os novos conselheiros do Conselho Municipal da Assistência Social de Paulista nesta quarta-feira (28). Os titulares do órgão vinculado à secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do município farão parte do Conselho no biênio 2021-2023 (julho de 2021 até julho de 2023). A cerimônia também contou com a participação da secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, e com a presença do secretário de Saúde, Charles Roger, e do secretário Executivo de Gabinete, Marcos Eduardo.

O Conselho Municipal da Assistência Social é um órgão deliberativo, colegiado e paritário, responsável pela definição dos recursos aplicados na área social e em toda a rede assistencial do município.

O órgão colegiado muda sua composição a cada dois anos, sendo formado por 14 conselheiros titulares e 14 suplentes. O governo municipal tem direito a sete cadeiras, que são ocupadas por servidores das secretarias municipais de Educação; Finanças; Planejamento e Gestão; Saúde; Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil; e Políticas Sociais e Direitos Humanos, essa com direito a duas cadeiras. Os secretários indicam os representantes.

No segmento governamental, as sete vagas titulares serão ocupadas por: Zenaide Maria André da Silva, da secretaria de Educação; Luiz Manuel Paranhos, da secretaria de Finanças; Eliane Vergetti e Marta Gonçalo, da secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Carla de Holanda, da secretaria de Saúde, e André Felix, da secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil.

As outras sete vagas são compostas por membros da sociedade civil, eleitos após chamamento público. A eleição desses membros para o próximo biênio ocorreu no dia 21 de junho, após a abertura do procedimento para que as entidades que prestam serviços de Assistência Social há pelo menos dois anos no município do Paulista se candidatassem às cadeiras.

As sete instituições vencedoras são de três segmentos: usuários, trabalhadores e prestadores da Assistência Social. Do primeiro, foram eleitos as conselheiras Gloria Pimentel, do Centro de Reabilitação e Educação Infantil Anjo da Guarda, Ligia Lopes, da Creche Escola Maria de Nazaré, e Wanessa Araújo, da Creche Escola Nossa Senhora do Ó.

Do segundo segmento, foram eleitos os conselheiros João Soares, do Centro Especializado em Atendimento à Criança e ao Adolescente vítima de violência doméstica, e Luciana Araújo, da Associação do Projeto Criança da Igreja Menonita do Janga. Já do terceiro, foram eleitos os conselheiros Karina Arruda, da Associação Santa Clara, e Manuel Barbosa, do Instituto Educacional e Social de Artes e Ofícios Dom Helder Câmara.

O Prefeito Yves Ribeiro falou sobre a satisfação em empossar os novos titulares: “Esse órgão é muito importante para a nossa gestão, para as organizações da sociedade civil e para os mais vulneráveis. É um elo entre a sociedade e o município. É com muita felicidade que estou empossando os novos conselheiros. Tenho certeza que farão um ótimo trabalho e que nos ajudarão a cuidar com carinho dos mais necessitados, das nossas crianças e adolescentes, daqueles que precisam de uma assistência maior”, declarou o gestor.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, falou da importância de eleger os representantes do Conselho: “Ser conselheiro requer fortalecer o controle social e as políticas públicas, e é nessa perspectiva que contamos com o apoio de todos. Mesmo em tempos adversos, com poucos recursos e em meio a uma pandemia, continuaremos a trabalhar na garantia de direitos e no atendimento dos usuários do sistema de Assistência Social”, disse Kelly Tavares.

Após a posse, os novos conselheiros realizaram uma votação aberta, conduzida pela até então presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Cristiane Tenório, para escolher os membros que vão ocupar os cargos diretivos (conselheiro presidente, vice-presidente, secretário executivo e 2º secretário).

A Diretoria do Conselho foi eleita por unanimidade e terá a seguinte composição:

Eliane Vergetti – Presidente

João Soares – Vice-presidente