Políticas Sociais |

Paulista realiza ação de cidadania e saúde nos terreiros, em alusão ao Dia da Mulher Negra

A iniciativa ocorre dentro da programação do "Julho das Pretas” e vai oferecer uma série de serviços para o público

O mês de julho celebra o “Julho das Pretas”, mês que tem como objetivo colocar em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos. Na próxima sexta-feira (23), a Prefeitura de Paulista promoverá uma ação de Cidadania e Saúde nos terreiros do município, em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

A iniciativa é fruto da parceria das secretarias de Saúde e de Políticas Sociais e Direitos Humanos, e acontece por meio da Coordenação da Saúde da População Negra e da Diretoria de Igualdade Racial. O intuito é reconhecer os terreiros como espaços de promoção à cidadania e à saúde. Além disso, a programação busca desconstruir imagens estigmatizadas do povo negro e de suas manifestações culturais e religiosas.

A ação ocorrerá no Ylê Asé Omo Ogundê, do Babalorixá Hypolito D'Ogum, localizado na TV Joaquim Távora, 797, Centro, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h, no dia 23 de julho. Na ocasião, vários serviços serão disponibilizados para o público.

Confira a programação:

➢ Serviços de Saúde

Documentos necessários: Cartão SUS, Documento de Identificação com Foto, CPF e

Comprovante de Residência Atualizado.

• Mamografia – (40 vagas pela manhã e 40 vagas à tarde);

• Orientações sobre serviços de saúde da mulher ofertados pela Unidade de Saúde (Manhã e tarde);

• Teste rápido de HIV/Sífilis/Hepatite A e B (30 vagas pela manhã);

• Glicose (manhã e tarde);

• Aferição de pressão (manhã e tarde);

• Orientações Alimentação Saudável – Nutrição (manhã e tarde);

• Orientações de Saúde Bucal (manhã e tarde);

• Confecção de Cartão SUS (manhã);

• Psicologia - Abordagens referentes à depressão e ansiedade para vítimas de preconceito e discriminação  (manhã);

• Orientação do canal para a população se comunicar com o serviço, seja para sugerir, denunciar ou intervir de alguma outra forma (manhã e tarde);

• Orientações de controle social e gestão participativa (manhã e tarde).

➢ Serviços de Políticas Sociais e Direitos Humanos

Documentos necessários: CPF, RG, CTPS, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência atualizado, Comprovante de Matrícula Escolar (caso tenha filho (a)

• Informação sobre cadastro único (manhã);

• Atualização do Bolsa Família (manhã);

• Encaminhamento para emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito  (manhã);

• Carteira do Idoso (manhã);

• Vem Livre Acesso (manhã);

• Orientação para requerer o benefício BPC/LOAS (manhã);

• Criança Feliz (manhã);

• Cadastramento da população LGBTI+ (manhã e tarde);

• Cadastramento das Comunidades Tradicionais Afro-Indígenas (manhã e tarde).