IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista realiza cadastro para identificar os munícipes com Doença Falciforme

Procedimento busca informações para nortear o planejamento de ações e melhorar a atenção integral à saúde desse público


A Prefeitura da Cidade do Paulista, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Diretoria de Igualdade Racial da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, elaborou um questionário para identificar e cadastrar os munícipes com Doença Falciforme.


A identificação e o cadastramento visam trazer informações para nortear o planejamento de ações e melhorar a atenção integral à saúde desse público.  A data de lançamento do questionário vem em alusão ao dia 19 de Junho – Dia Mundial da Conscientização da Doença Falciforme.


Saiba mais sobre a doença 


A doença falciforme é uma doença genética e hereditária que acomete mais pessoas pretas e pardas (população negra), igualmente encontrada entre mulheres e homens.


Esta doença altera as células vermelhas do sangue, as hemácias, comprometendo a oxigenação do sangue nos órgãos e em todo o corpo, desencadeando dor, inchaço em articulações, dificuldade respiratória, dor torácica e abdominal, entre outras queixas. Quadros agudos, quando não cuidados, põem em risco a vida da pessoa com a doença.


Casos em Pernambuco 


Em Pernambuco, a cada 1.400 nascidos vivos, um tem a doença falciforme, e a cada 23, um tem o traço falciforme. Tanto a doença falciforme quanto o traço falciforme são detectados no teste do pezinho. O teste deve ser feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de nascido.


Doença Falciforme e a Covid-19


A importância da vacinação contra a covid-19 para as pessoas com doença falciforme justifica-se pelo fato de a doença também comprometer o baço, contribuindo para a redução da imunidade e predispondo a quadros infecciosos.


As pessoas com doença falciforme estão contempladas na atual fase do Programa de Imunização, incluídos na categoria comorbidades.


Recomenda-se que os laudos, atestados ou declarações para essas pessoas devem denominar doença falciforme e o CID-10 - D57 (Plano Nacional de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19 - 7 Edição - 17 de maio de 2021).


Link para questionário:


https://bit.ly/3qfL4iY

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441