Direitos e Saúde da Mulher |

Paulista inicia aulas do programa Qualificar para o Empreender, visando gerar renda para 350 mulheres do município

O programa vai promover ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para mulheres em vulnerabilidade social

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres de Paulista participou, na última terça-feira (20), da aula inaugural do programa "Qualificar para o Empreender", que compõe uma série de investimentos do Governo Federal e trará 350 vagas de cursos profissionalizantes para mulheres de Paulista.

A formação é resultado de uma parceria com o Ministério da Mulher e Direitos Humanos, a Secretaria Nacional das Mulheres e a UFRPE/CODAI, e também contemplou outros 3 municípios. O Qualificar para Empreender visa formar uma rede de parcerias para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, promovendo a geração de emprego e renda para mulheres em vulnerabilidade social.

A videoconferência teve a participação da Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Brito; do Reitor da UFRPE, Marcelo Brito Carneiro Leão; do coordenador do projeto em Pernambuco, Professor Everson Batista; a representante da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Neuma Lira; da Secretária Executiva da Mulher do Recife, Janaína Granja; e das Secretárias Municipais das Mulheres de Paulista, Bianca Pinho Alves, de Jaboatão dos Guararapes, Adriana Cysneiros, e de São Lourenço da Mata, Monalisa Pinheiro. Representantes do corpo docente dos cursos também participaram.

"É muito gratificante estar aqui hoje. Um encontro que representa, na verdade, a construção e o fortalecimento da autonomia econômica feminina para 1.400 mulheres que residem no estado de Pernambuco. Expresso aqui minha gratidão e da Ministra Damares Alves, que não pode estar aqui hoje." Afirmou Cristiane Brito, assegurando que o Governo Federal está atento às realidades regionais de mulheres em vulnerabilidade social. "Investir na mulher é investir no desenvolvimento econômico. Considerando todo o potencial das mulheres, só precisamos oferecer condições para que elas possam transformar crise em oportunidade. É isso, mulheres, o Brasil precisa de vocês!", finalizou.

Em sua fala, Bianca Pinho Alves prestou os agradecimentos e parabenizou o Prefeito Yves Ribeiro pela determinação do município do Paulista em participar do programa. "Para todas nós, o maior desafio é o enfrentamento à violência e fazer disso uma política de estado e não de governo. Para enfrentar a violência, precisamos de projetos cada vez mais estruturadores. Por fim, gostaria de estreitar essas parcerias para o futuro e desejar a essas mulheres guerreiras que se inscrevam no curso. Todo o sucesso do mundo para que estejam no mercado de trabalho brigando de igual para igual!"

As mulheres inscritas no município do Paulista podem contar com a Secretaria da Mulher para dar assistência às aulas. A sede fica localizada no prédio da Prefeitura, na Praça Agamenon Magalhães, s/n, centro. CEP: 53401-441.