Direitos Humanos/Cidadania |

Secretaria de Políticas Sociais do Paulista ressalta a importância dos Coletivos e Entidades Negras do município na luta pela igualdade racial

Um cadastro foi lançado em fevereiro para mapear e identificar essas instituições que atuam a população negra do município

No mês em que temos o Dia Mundial da Luta Contra o Racismo (21 de março), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos promoveu uma campanha de enfrentamento ao racismo: “Racismo é crime. Denuncie!” e trouxe durante as últimas quatro segundas-feiras cards reflexivos visando conscientizar a população sobre o preconceito, encorajar vítimas de crimes raciais, a denunciarem seus algozes e promover uma reflexão dos possíveis agressores.

A partir do cadastramento lançado pela Coordenadoria de Igualdade Racial do município, no mês de fevereiro, com o objetivo de identificar e localizar os Coletivos e Entidades Negras do Município do Paulista, que atuam no município com políticas de promoção e enfrentamento da igualdade racial com ênfase na população negra. Concluímos a Campanha “Racismo é crime''. Denuncie!” apresentando-os, como forma de fortalecimento e visibilidade.

“O enfrentamento às profundas desigualdades raciais e à violência contra os negros, marcam as principais discussões e lutas dos movimentos, coletivos e entidades negras para a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária para todos. E como forma de fortalecimento e reconhecimento, a Coordenadoria de Igualdade Racial busca constantemente identificar e localizar os coletivos e entidades negras do Paulista, para que juntos, em diálogo constante, gestão municipal e sociedade civil organizada, possam traçar novos mecanismos de promoção a igualdade racial no município do Paulista”, disse a Coordenadora de Igualdade Racial (CIR) do Paulista Nathalia Valeska.

Confira um pouco dos trabalhos dos movimentos, coletivos e entidades negras que estão localizados no município do Paulista, bem como, onde estão sediados.

Movinento Negro Unificado - MNU

O MNU é uma entidade nacional de caráter político, democrática e autônoma, que realiza atendimento social sem distinção de raça, gênero, orientação sexual, instrução, convicções religiosas ou filosóficas, bem como a portadores de deficiência desde 1978. Visando combater o racismo, o preconceito de cor e as práticas de discriminação racial, em todas as suas manifestações, buscando construir uma sociedade da qual sejam eliminadas todas as formas de exploração. O MNU mantém intercâmbio com organizações congêneres do Brasil e de outros países.

O MNU Paulista é representado por Cristiane Freitas, também conhecida por Mãe Cris, e todos aqueles que tiverem interesse de se filiar podem buscar informações através das redes sociais @mnupernambuco ou pelo contato 81 998902178, falar com Mãe Cris.

União de Negros pela Igualdade - UNEGRO

É uma entidade nacional suprapartidária, fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia. Que luta contra o racismo, sexismo, homofobia, intolerância, racismo religioso e todas as suas formas correlatas de manifestação, pela luta de classes.

Em Paulista as atividades da UNEGRO iniciaram em 2017, sempre seguindo as diretrizes nacionais. A UNEGRO Paulista é representada por Jeana Gênesis, e todos aqueles que tiverem interesse de se filiar podem buscar informações através das redes sociais @unegropaulista ou pelo contato 81 988099909, falar com Jeana Gênesis.

Grupo Batuque

Fundado em 8 de maio de 2017, propõem ações de formação e afirmação étnico racial, trazendo pautas relevantes sobre equidade racial, culto as manifestações religiosas de matrizes africanas, reconhecimento estético de corpos pretos, empoderamento da mulher negra, além de estudos e práticas da música, culinária e cultura africana. O grupo é formado por seis integrantes, entre 29 à 48 anos, todos autodeclarado negros.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo grupo estão:

Ensaios abertos no espaço cultural "Cantinho do Batuque", as sextas-feiras;

Na semana pré-carnavalesca acontece o Cortejo de Carnaval;

E no mês da consciência negra acontece o "Paulista negra de consciência".

A sede do Grupo Batuque fica no Mercado Público do Conjunto Beira Mar- Paulista, na Rua Mirueira, S/N Box 11. Para mais informações acessar as redes sociais @batuquesemeando ou através do contato 81988388238, falar com Erika Roseane.

Projeto Sociocultural Florescer

Fundado em 17 de março de 2018, é uma rede de compartilhamento de saberes, entre diferentes gerações, na comunidade, através do voluntariado, protagonizando a mulher e fomentando a cidadania através dos Direitos Humanos. A cultura, principalmente, é fonte de transformação social e as raízes afro-ameríndias são nossas raízes.