Meio Ambiente |

Prefeitura de Paulista retira excesso de sargaços na praia de Maria Farinha

Após solicitação de munícipes e autorização da Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos fez a retirada de sargaços nas imediações da Nossa Sra. da Conceição

Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e com autorização da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou a limpeza da praia de Maria Farinha, nas proximidades da Nossa Senhora da Conceição. Durante a semana, munícipes solicitaram a retirada do excesso de sargaços na área. Seguindo a solicitação e após a devida autorização da SEMA, a Prefeitura enviou uma equipe de 30 funcionários, que fizeram a limpeza do local.

Para a realização do serviço, foi necessário seguir a exigência de que o sargaço só pode ser retirado uma vez por mês, e com autorização da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, em algumas áreas existe uma grande quantidade de restinga, que é protegida por lei e não pode ser removida. A remoção do sargaço, portanto, deve ser feita de forma a não afetar os organismos presentes na areia.

Existem critérios técnicos para evitar que, junto com o sargaço, seja, por exemplo, retirada uma quantidade significativa de sedimentos da praia. Isso porque o sargaço decomposto é mineralizado e serve de alimento para organismos que são a base da cadeia alimentar, o que justifica o limite de uma vez por mês para a remoção.