IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Cultura |

Cultura de Paulista inicia pagamentos da Lei Aldir Blanc aos artistas e produtores culturais do município

Pleito vem sendo aguardado pelos fazedores de cultura do município desde de 2020 e os valores injetarão mais de um milhão de reais na economia da cidade 


A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Juventude, iniciou nesta sexta-feira (12) os pagamentos das 177 propostas contempladas pela Lei Aldir Blanc. A celeridade nesses pagamentos foi uma determinação do Prefeito Yves Ribeiro. Os valores estão sendo depositados nas contas bancárias disponibilizadas pelos artistas, no momento da inscrição. 

Após consenso com o Conselho de Cultura Municipal, todos os processos passaram por uma auditoria detalhada pela Controladoria Geral do Município, visando analisar os perfis dos contemplados, com os critérios exigidos pela lei federal 14.017/2020, que regulamenta os repasses de recursos, garantindo isonomia e transparência nos repasses. Os valores garantirão mais tranquilidade aos fazedores de cultura da cadeia cultural da cidade, injetando mais de R$ 1 milhão de reais na economia de Paulista. Este pleito vem sendo aguardado pelos fazedores de cultura do município desde de 2020. 

Os artistas puderam se inscrever por meio de subsídios para espaços artísticos e culturais que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social e também através dos prêmios Paulista Cultural e Prêmio Memória Viva. 

O Prêmio Paulista Cultural contemplou os segmentos de: Cultura Popular; Artes Plásticas; Artes Visuais/Audiovisual; Dança; Literatura; Música; Teatro e Artesanato. Já o Prêmio Memória Viva foi voltado para as Mestras e Mestres da cultura tradicional e popular, estendendo-se a entidades, coletivos e agremiações da mesma natureza. 


Washington Machado, conselheiro de cultura do Paulista, reforça a parceria entre o Conselho e a Gestão Municipal para viabilizar o pagamento dos artistas. “O Conselho de Política Cultural da Cidade do Paulista vem se empenhando junto à gestão para concluir esse processo de pagamento para o setor cultural. Os artistas recebem alívio, tendo em vista que se trata de um recurso de caráter emergencial e só agora pode chegar na fase de liquidação”, afirma o conselheiro. 

O Secretário de Cultura, Sidney Valério, destaca o empenho do Prefeito Yves Ribeiro e toda equipe da sua pasta para celeridade no repasse dos recursos. “O Prefeito Yves Ribeiro pediu determinação para agilizar os pagamentos aos artistas do município e trazer mais tranquilidade ao setor cultural. Com o empenho de toda equipe, estamos felizes em anunciar o pagamento da lei Aldir Blanc”, declara o Secretário. 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441