Finanças |

Paulista aumenta desconto para munícipes quitarem IPTU 2021

Descontos variam de 15% a 30%, o primeiro para a pessoa com débito vencido; o segundo para quem estiver em dia com o município até 31.12.

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Finanças, começa esta segunda-feira (01.02) a campanha de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. O município traz grandes novidades ao aumentar mais 10%, comparado a 2020, o valor do desconto para o cidadão quitar o imposto. Serão 30% para quem estiver em dia até o final do ano passado, na data de 31.12; e 15% voltados aos contribuintes com débitos vencidos.

Os boletos podem ser solicitados na sede da secretaria ou no site da Prefeitura (https://www.paulista.pe.gov.br/site/), este último tem o intuito de facilitar o serviço e evitar a pessoa sair de casa em tempos de pandemia.  Canais de atendimento como e-mail e telefone servirão de suporte para o contribuinte tirar todas suas dúvidas.

Os contribuintes podem efeituar os pagamentos até o dia 10 de março de 2021. Para não passar da data final e garantir os descontos, os munícipes precisam pagar seus impostos dentro do prazo.

Comparação dos descontos do IPTU 2010/2021

Munícipes

·         Em dia

·         Com débitos

Canais de atendimento

E-mail: finanças.tributariopaulista@gmail.com

Contato: (81) 99707-0329

Secretaria de Finanças de Paulista

Local: Paulista North Way Shopping

O que é IPTU?

Imposto de caráter recorrente, que incide sobre propriedade, posse ou domínio útil de bens imóveis urbanos e é baseado no valor do imóvel. Salvo em situações extraordinárias, a finalidade do IPTU é a obtenção de recursos financeiros para o custeio das despesas públicas municipais. Devido as suas características intrínsecas, entretanto, é um imposto que influencia o uso e a ocupação da terra, resultando em benefícios extrafiscais indiretos.

Como obter o boleto do IPTU na internet?

A Secretaria Municipal de Finanças disponibilizou um passo a passo de como obter os boletos na internet. O tutorial é bem simples e conta apenas com seis etapas. Confira:

1 – Acesse o site da Prefeitura do Paulista (www.paulista.pe.gov.br) e procure a opção do Portal do Contribuinte no menu vertical do lado direito da página;

2 – No Portal do Contribuinte acesse o menu vertical do lado esquerdo e clique na opção DAM do Exercício Atual;

3 – Preencha os campos solicitados (sequencial do imóvel ou inscrição do imóvel). Esses dados podem ser obtidos nos carnês dos anos anteriores;

4 – Selecione a opção que melhor se adequa em relação à forma de pagamento (carnê total – cota única e parcelas, DAM consolidado, ou escolha um intervalo de parcelas que deseja pagar);

5 – Digite o código da imagem que aparece e clique em imprimir.

LEGENDA

No site da Prefeitura, o contribuinte pode emitir o seu boleto do IPTU 2021 e ganhar descontos. Confira a imagem.