Executiva de Imprensa |

Paulista adota uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19 durante o período dos festejos juninos

Com a chegada dos festejos juninos, a Prefeitura do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR) resolveu adotar uma série de medidas de combate à pandemia da Covid-19. Além da proibição da queima de fogueiras e da venda e queima de fogos de artifícios, o município vai intensificar, por meio de equipes do Meio Ambiente, as ações de fiscalização de extração de madeira nas áreas de preservação.

Através do decreto 063/2020, a Prefeitura também suspendeu a concessão dos alvarás de funcionamento para as barracas que vendem fogos. Caso haja descumprimento do referido decreto, equipes de fiscalização da Diretoria de Controle Urbano (DCU) do município estão autorizadas a apreender as mercadorias que estiverem sendo comercializadas.

Além de evitar aglomerações, as medidas visam reduzir os casos de complicações respiratórias ocasionadas pela fumaça das fogueiras e também de queimaduras em decorrência do manejo de fogos de artifício, tendo em vista a lotação das unidades hospitalares. As medidas atendem a uma recomendação do Ministério Público (MPPE).

Os munícipes por sua vez que quiserem contribuir com o presente Decreto, podem acionar os órgãos de segurança, como a Guarda Municipal (153) ou Polícia Militar (190), caso identifiquem a comercialização de fogos de artifício ou queima de fogueira em qualquer área do território municipal.