Executiva de Imprensa |

Para combater a disseminação do novo coronavírus no município, Prefeitura realiza desinfecção em mercado público e ações de fiscalização em Paulista

Em momentos de pandemia, a Prefeitura do Paulista montou uma força-tarefa para combater a disseminação do novo coronavírus. Neste sábado (06), por exemplo, o Centro da cidade recebeu mais uma ação conjunta de fiscalização com o objetivo de cumprir o decreto estadual, que impede o funcionamento de estabelecimentos considerados não-essenciais, ou que não estejam incluídos no cronograma do plano de reabertura gradual, publicado no último domingo (31.05). Agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Controle Urbano, Procon, Vigilância Sanitária, e Polícia Militar participaram da iniciativa.

Durante a ação, a equipe da Vigilância Sanitária orientou comerciantes de quatro granjas, quanto aos procedimentos corretos para exposição de alimentos, e autuou um estabelecimento devido ao estado de conservação inadequado de uma câmara frigorífica. Ainda durante a fiscalização, três bares, três lojas de roupas e uma barbearia foram fechados, e 18 pessoas foram flagradas sem máscaras e orientadas a utilizarem o acessório de proteção, como determina a Organização Mundial da Saúde.

De acordo com Alexandre Chacal, diretor do Departamento de Defesa Civil do Paulista, estas ações são importantes para a proteção da população nesse período de pandemia. “Nós realizamos uma ação conjunta, envolvendo várias secretarias. Essas ações visam proteger a população. Nós estamos orientando a população sobre o uso da máscara, sobre a distância recomendada, e estamos também aplicando álcool em gel. E através das fiscalizações, nós evitamos que aglomerações ocorram”, concluiu.

Na praia do Janga, agentes da Guarda Municipal flagraram três surfistas descumprindo o decreto estadual, que impede o acesso às praias do litoral pernambucano. Os mesmos estavam no mar e foram orientados a se retirarem da praia.

Já no período noturno, a Secretaria de Saúde, através da equipe de combate as endemias, segue com ações de desinfecção de feiras livres e mercados públicos na cidade. Neste sábado (06), a ação ocorreu em Paratibe, contemplando o Mercado Público Governador Eduardo Campos e o pátio da feira livre do bairro.