Desenvolvimento Urbano |

Operação para fazer valer medidas restritivas de combate ao Coronavírus segue pelos bairros do Paulista

Seja de dia ou à noite. Seja dia comum ou feriado. As equipes de fiscalização da Prefeitura do Paulista, em parceria com a PM e Corpo de Bombeiros, seguem percorrendo os bairros da cidade para fazer valer as medidas restritivas de combate ao novo Coronavírus. Nesta segunda-feira (20.04), a ação conjunta contemplou pelo menos três locais de grande movimentação na Vila Torres Galvão (VTG), Centro e Maranguape I.

A primeira parada foi na VTG. No bairro, os profissionais visitaram um lava-jato que estava recebendo clientes, na PE-15. Em seguida, a equipe se dirigiu ao Beco do Inhame, comércio popular do Centro, onde constatou uma bomboniere em funcionamento. Já em Maranguape I, estabelecimentos como tabacaria, serralharia, marcenaria e um ponto de jogo do bicho estavam abertos. Todos os proprietários foram abordados e sensibilizados a fechar.

De acordo com decreto estadual, apenas estabelecimentos considerados essenciais podem funcionar nesse período de pandemia do novo Coronavírus, como supermercados, mercadinhos de bairro, padarias, casas de ração, depósito de água e gás, entre outros. Quem não estiver inserido nessa lista restrita deve permanecer sem funcionar, para evitar aglomerações e consequentemente a disseminação da Covid-19.

O coordenador de operações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Alexandre Gomes, explicou que a ação educativa vai continuar pelos próximos dias. “Vamos continuar com essas ações para sensibilizar os comerciantes que insistem em abrir os negócios de forma indevida. Gostaria de deixar claro que nossa ação é educativa e não tem o interesse de prejudicar ninguém. Mas caso o proprietário desobedeça ao que está previsto decreto podemos notificar e até suspensão do Alvará de Funcionamento”, frisou.

Para denunciar formação de aglomeração ou o funcionamento de lojas e comércios não essenciais, a gestão colocou três números de telefone à disposição da população. O 190 da Polícia Militar, o 153 da Guarda Municipal, e o 9.9635-0392 da Diretoria de Controle Urbano (DCU). Todos os contatos estão funcionando em regime de plantão.