Tributos |

Com o novo sistema tributário, contribuinte do Paulista poderá resolver pendências sem sair de casa

Já está em funcionamento o novo Portal do Contribuinte do Paulista. Com um sistema tributário mais moderno e com maior leque de serviços, o cidadão passa a resolver muitas demandas junto à Secretaria Municipal de Finanças sem sair de casa. A expectativa é que 90% dos atendimentos que eram feitos de forma presencial podem ser realizados diretamente no novo portal, na internet.

O leque de possibilidades da página, que pode ser acessada clicando aqui, inclui emissão e validação de certidões; emissão de DAM para parcelamento do IPTU de anos anteriores e do atual; emissão das notas fiscais de serviço e declaração mensal de serviço; extrato de débito; ficha do imóvel; DAM de taxas; ISS; entre outros. Existe também a possibilidade de abertura e acompanhamento de processo, o que antes não era possível.

O secretário de Finanças do Paulista, Rafael Siqueira, explicou que sempre vem buscando oferecer o melhor para os contribuintes e servidores. “A grande maioria das demandas são sempre as mesmas. Então, decidimos trabalhar em duas frentes. A primeira diz respeito ao novo portal, enquanto a segunda é sobre a questão estrutural. A página já está em funcionamento, garantindo maior opção de serviços e rapidez. No quesito atendimento, já estamos com a nova sede da secretaria em obras, o que vai garantir mais comodidade a todos”, destacou.

O gestor também destacou que no novo portal será possível resolver também questões relacionadas ao ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). “Entre os meses de fevereiro e março de 2020, vamos permitir que os contribuintes possam dar entrada em processos relacionados ao ITBI. A ideia é que toda a documentação escaneada seja enviada para o sistema, onde será gerado número de processo que poderá ser acompanhado pelo contribuinte. Não será preciso resolver nenhuma das etapas até a emissão do imposto de forma presencial”, destacou o secretário Rafael Siqueira.

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Finanças do Paulista pode ser acionada por meio dos fones: 9.9942.1536 / 9.9707.0329. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h às 16h. Lembrando que a secretaria fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro do Paulista.