Servidor |

Estudantes e profissionais da saúde participam de caminhada contra a Dengue e Chikungunya no Paulista

A Avenida Lindolfo Collor, localizada no bairro de Paratibe, em Paulista, foi tomada na manhã deste sábado (06.12) por uma atividade de mobilização contra a Dengue e Chikungunya no município. Cerca de 70 pessoas, entre elas, estudantes e profissionais da área da saúde, percorreram a via distribuindo panfletos e alertando os moradores quanto às medidas de prevenção e combate às doenças. O evento, que foi realizado através de uma ação integrada entre as secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação, teve início na Escola Municipal Gêlda Amorim e seguiu em direção a Escola Municipal Comendador Arthur Lundgren.

Durante o percurso, um caminhão caçamba recolheu entulhos e objetos inutilizados, que poderiam servir como criadouro do mosquito, presentes em algumas residências. Também na ocasião, agentes de Combate de Endemias da Vigilância Ambiental do Paulista (ACEs) realizaram uma vistoria nos depósitos de água das casas. “É muito importante essa mobilização aqui na nossa comunidade. Precisamos nos conscientizar que a dengue pode matar. Aqui em casa tenho bastante cuidado com os tonéis e baldes que servem de armazenamento de água. Além de estarem sendo vistoriados e tratados constantemente pelos agentes de saúde da prefeitura,” completou Jaqueline Souza, 41, moradora da Rua Girassol, em Paratibe.

De acordo com o secretário de Saúde, Alberto Lima, a comunidade de Paratibe foi escolhida pela organização da caminhada por ser considerada uma das localidades com maior número de focos do mosquito Aedes aegypti. “Estamos reunidos hoje realizando uma ação conjunta. Nosso objetivo é mobilizar a comunidade a respeito da prevenção das enfermidades. O bairro de Paratibe foi o único a  registrar um caso suspeito,  mas já descartado, da Febre Chikungunya este ano. Portanto, vamos bater de porta em porta alertando e prevenindo os moradores sobre os riscos dessas duas doenças que podem matar e debilitar por muito tempo a saúde das vítimas,” finalizou.