Saúde |

Servidor do quadro efetivo do Paulista lança livro sobre tuberculose

Este primeiro lançamento foi direcionado aos profissionais da Atenção Básica e algumas regionais

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o  Professor Doutor e servidor efetivo do Paulista,  Félix Gerardo Vasconcelos Motta, lançou a primeira edição do seu livro: ‘Tuberculose: O impacto da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) na intervenção diagnóstica”. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP), no bairro do Janga. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose transcorreu em 24 de março.

De acordo com o professor, o livro pretende demonstrar o impacto da biologia molecular na intervenção diagnóstica da tuberculose, e neste primeiro momento o lançamento é direcionado aos profissionais da atenção básica. “Sinto que cumpri o meu dever utilizando os conhecimentos na ciência e tecnologia, promovendo a saúde e a justiça social através das minhas ações junto à população”, concluiu.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e endêmica, provocada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo atingir quase todos os tecidos do corpo, especialmente os pulmões, caracterizada pela formação de tubérculos caseosos. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos e os gânglios.