Políticas Sociais |

Paulista realiza segunda edição do Café com Down

Inclusão social foi abordada no evento

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, através da Diretoria da Pessoa com Deficiência e a Superintendência do Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, realizou nesta quinta-feira (21.03), a segunda edição do Café com Down. O evento marcou as comemorações, no município, do Dia Internacional da Síndrome de Down. A ação foi realizada no Centro Integrado, localizado no bairro da Vila Torres Galvão.

O diretor da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, comentou que foram repassadas para os participantes do evento, informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e a importância da data que tem como objetivo conscientizar a sociedade. "Estamos trabalhando para garantir a verdadeira inclusão social, respeitando as diferenças. Esse momento de diálogo é construtivo e de interação", destacou.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. O dia é oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.