Mulher |

Secretaria Executiva da Mulher realiza balanço de atividades

Capacitações sobre empreendedorismo e independência financeira estão entre as ações

Nos últimos 3 anos da Gestão Municipal, foram realizadas inúmeras ações visando o avanço das políticas para as mulheres em Paulista, impulsionando os diversos investimentos nesse setor. Os exemplos não faltam do quanto tem sido feito pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva da Mulher.

Dentre as iniciativas em prol do público feminino, alguns exemplos se destacam, como a presença do Espaço Fêmea, localizado no Paulista North Way Shopping. Outro importante equipamento está prestes a ser inaugurado, que é o Centro da Mulher Empreendedora, no centro da cidade, que pretende beneficiar mais de 15 mil mulheres por ano, gerando uma oportunidade de renda e autonomia econômica.

Além disso, o município contará com a instalação de um novo espaço voltado para mulheres vítimas de violência, e ainda, com a destinação de emendas parlamentares para a Secretaria da Mulher.

Através dos seus projetos, a Secretaria da Mulher conseguiu atrair mais mulheres para participar das ações oferecidas, com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a independência financeira. O órgão também proporcionou debates sobre assuntos importantes para que a mulher tenha possibilidade de ajudar as outras.

Sobre as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, uma das atividades que dá visibilidade à causa e agrega um grande número de participantes é o Bloco Xingou, Bateu…É Penha!, assim como as ações da campanha de prevenção Basta!, realizada 6 vezes, que já impactou 18,5 mil mulheres. A Campanha Eles por Elas teve grande adesão dos homens pelo fim da violência contra as mulheres nas redes sociais e em ação de ruas. A iniciativa tem impactando e engajando o público masculino na luta pela não violência, alcançando um público estimado de 9 mil pessoas em 2023.

Ao longo desses 3 anos, foram oferecidos cursos de qualificação e estímulo ao empreendedorismo para mais de 1,5 mil mulheres. Além disso, o Programa de Fortalecimento Sociopolítico para as Mulheres, rodou em 22 comunidades diferentes do município contemplando mais de 18 mil mulheres. Somente em 2023, foram 31 oficinas práticas.

Para finalizar o ano, a Prefeitura ganhou o prêmio “Prefeitura Amiga das Mulheres” pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, através da comissão da mulher e da comissão de defesa dos direitos da mulher da Alepe. O prêmio foi conquistado em virtude de todos os programas e ações que são feitas pelas mulheres no município.

Além disso, os estudantes de 20 escolas diferentes participam do Prêmio Maria da Penha Vai à Escola 2023, em parceria com a Secretaria de Educação. Foram realizadas 54 apresentações culturais e 64 redações disputam a categoria. Além deles, os docentes também participam com artigos científicos, relato de experiência e projeto de trabalho.

Fotos: Divulgação/Prefeitura do Paulista