Políticas Sociais |

Em Paulista, Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos continua a emissão da Carteira de Identificação do Autista

Já foram confeccionadas 585 carteiras

A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista segue realizando a emissão da Carteira de Identificação do Autista. O serviço é ofertado de segunda a sexta, das 9h às 15h, na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Geraldo Pinho Alves, 222, (ao lado do Campo de Aviação), em Maranguape I. Não é necessário fazer agendamento.

De acordo com a Diretoria da Pessoa com Deficiência e com o Departamento de Assistência à Pessoa com Deficiência, desde o início da oferta do serviço, 620 carteiras foram solicitadas pelos usuários, e destas 585 já foram confeccionadas e 315 já foram entregues.

O objetivo da emissão da carteira é garantir atenção integral e atendimento  prioritário no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei federal 13977/2020 e pela Lei municipal 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.

Para a emissão da carteira do Autista, é necessário apresentar as cópias legíveis dos seguintes documentos dos pais ou responsáveis e das pessoas com autismo: Documento de identificação com foto, CPF, tipo sanguíneo, comprovante de residência, laudo de comprovação com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) como Transtorno do Espectro Autista e uma foto 3x4. Em caso de dúvidas, a população pode solicitar mais informações através do email: diretoriapcd.social.paulista@gmail.com.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista

Segue em anexo, a lista das carteiras que estão disponíveis para serem retiradas no centro administrativo: