Políticas Sociais |

Treinamentos do futebol para cegos é intensificado em Paulista

Objetivo é participar da Copa do Nordeste do Futebol para Cegos e se classificar para o Campeonato Brasileiro da categoria

Nesta segunda-feira (17.04), os integrantes da equipe da Associação de Futsal de Cegos de Pernambuco intensificaram os treinos realizados no Clube Municipal do Nobre em Paulista. O objetivo é participar da Copa do Nordeste do Futebol para Cegos e se classificar para o Campeonato Brasileiro da categoria.

Para o diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Paulista, Kleber Pyrrho, é de suma importância o trabalho desenvolvido, pois dá representatividade à inclusão e permite a divulgação do esporte paraolímpico onde o Brasil é campeão. “Vamos participar da Copa do Nordeste de Futebol para Cegos, que acontece de 23 a 29 de abril, em Petrolina. Viajamos neste domingo e nossa expectativa é uma das melhores pela nossa qualidade e determinação no trabalho e nos treinos”, disse o servidor público.

No mesmo sentido, o presidente da Associação de Futsal para Cegos de Pernambuco (AFCP), Vinícius Passos, destacou a relevância de promover o esporte de pessoas com limitações físicas e no caso específico de pessoas cegas. “O futebol para cegos é praticado em diversos países. Somos pentacampeões olímpicos na modalidade em uma característica na qual revelamos muitos atletas aqui no Nordeste, que representam o Brasil mundo afora”, frisou o presidente da entidade.

Já o treinador da equipe, Andreone Rego, falou sobre as chances da equipe na competição. “No torneio passado, conseguimos nos classificar no regional em João Pessoa (PB). Saímos invictos, porém, no quesito cartões, não passamos de fase. Agora em 2023, temos toda a experiência acumulada do torneio anterior e estamos fazendo pequenos ajustes para irmos com muita determinação para conseguir a vaga para a Série B”, concluiu o treinador.