Políticas Sociais |

Paulista realiza o 3º Fórum de Atendimento Socioeducativo

Foram apresentados os resultados alcançados no Atendimento Socioeducativo no período de pandemia nos anos 2020 a 2022

Na manhã desta sexta-feira (10.03), o Conselho Municipal de Promoção de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (Comcap), realizou o 3º Fórum de Atendimento Socioeducativo do Paulista, no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na cidade. Com o tema ‘Sistema de Garantia de Direitos: Desafios, limites e possibilidades no período de pandemia nos anos 2020 a 2022’, foram apresentados os resultados alcançados e estratégias para a melhoria do atendimento socioeducativo no município.

A secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Elisa Alcântara, ressaltou que o fórum impulsiona o trabalho para o fortalecimento das políticas públicas, principalmente, as voltadas à assistência social, uma vez que elas garantem, em sua função, a proteção social. "As ações  que unem a rede socioassistencial e o sistema de garantia de direitos, enquanto uma rede sistemática para garantir aos adolescentes o cumprimento da medida e as estratégias para mantê-los no campo da proteção, precisam de discussão e aprimoramento contínuo. E nossa gestão está aberta a essa construção", pontuou a secretária.

A promotora de Justiça da Infância e da Cidadania, Rafaela Melo, comentou que o objetivo do fórum é mostrar os dados relativos aos atendimentos socioeducativos no período de 2020 a 2022, período que foi conturbado em razão da pandemia do coronavírus, e que os dados são assustadores e evidenciam a grande evasão escolar. "O fórum é um evento importante que reúne toda a rede de proteção, e com esses dados, podemos trabalhar melhor para que avancemos nos atendimentos voltados ao público juvenil na questão da socioeducação", explicou a promotora.

O presidente do Comcap, João Soares, explicou que o fórum é uma coletânea de informações sobre o período da Pandemia, que irão facilitar o trabalho socioeducativo no município. "São muitos gargalos e muitas soluções e o trabalho foi feito em conjunto com várias entidades envolvidas nas questões de saúde, assistência social, educação e da profissionalização. O objetivo do fórum é também evidenciar a evolução do sistema e compreender que podemos construir algo melhor", finalizou Soares.

Na ocasião, também foram apresentadas as parcerias nos Programas de Aprendizagem com diversas instituições, como o Centro de Integração Empresa-Escola, Escola Dom Bosco e Programa Novas Oportunidades.