IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Cultura |

Fusão de ritmos deu o tom do Carnaval na cidade do Paulista

Cerca de 100 blocos também animaram os foliões

A cidade do Paulista foi contagiada pelos diversos ritmos carnavalescos, como coco de roda, embolada, samba de raiz, maracatu, ciranda, brega, forró, piseiro, swingueira, brega funk, axé, além do ritmo que não poderia faltar, que é o frevo, que sacudiu a multidão. Desde o domingo (19.02) até a quarta-feira de cinzas (22.02), o folião paulistense respirou Carnaval, mesmo debaixo de sol e chuva. 





Além dos mais de 100 blocos que ganharam as ruas, arrastando o povo por onde passavam, Paulista contou ainda com um polo fixo na orla do bairro do Janga. A garotada também foi contemplada com um polo infantil, no Ecoparque das Paineiras, que garantiu a diversão com a presença de atrações como: a Burrinha Feliz, Flabelo Encantado, Palhaço Big Bom, Tio Flavinho, e ainda orquestras e passistas. 



No Corredor da Folia, em Maranguape II, as agremiações atraíram o público do bairro e de vários locais da cidade, com os blocos: Serralheiro, as Katraias, Maicon Jackson, Cavalo Branco, Cheiro do Povo, dentre outros. A animação dos blocos de rua também percorreu outras localidades, como nos bairros do Janga, Pau Amarelo, Engenho Maranguape, Nossa Senhora da Conceição, Jardim Maranguape, Maranguape I, Nobre, Alameda, Jaguarana, Aurora, Vila Torres Galvão, Jardim Paulista, Mirueira, Paratibe, Arthur Lundgren I e II, Catolé e Jaguaribe.  



Na Praça Cantor Augusto César, conhecida como Praça das Quatro Torres, no bairro do Janga, a multidão de foliões foi prestigiar as importantes atrações que subiram ao palco montado na orla. A abertura do Carnaval no polo foi no domingo, com apresentações do homenageado Mestre Galo Preto, Belo Xis, Du Sodré e Cláudia Lauterer, enquanto que, no segundo dia, o comando da festa ficou por conta de Zeca do Rolete, Rodrigo Raposo, Banda Encantu’s e Ed Carlos.



Na terça-feira de Carnaval, atrações como Priscila Senna e Tayara Andreza arrastaram a multidão no Bloco Cheiro do Povo, em Maranguape II. No polo do Janga, subiram ao palco: Cicinho Souza, Cylene Araújo, Any Mello, Alejandro Swingado e Jony Sacanagem. O encerramento da festa, já na quarta-feira de cinzas, lotou o calçadão e a Praça Augusto César, com atrações de peso como Patusco, Ricardo Alegria, Dany Myler, Tayara Andreza e Priscila Senna. 



Economia



De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do Paulista, cerca de R$ 7 milhões foram injetados no município, nos quatro dias de folia, entre serviços, geração de emprego e renda, dentre outros setores, dinamizando a economia da cidade. 



Exames e distribuição de insumos para prevenção



Segundo dados divulgados, nesta quinta-feira (23.02), pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Paulista, durante os dias do evento, foram realizados 144 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, totalizando 576 testes rápidos. O CTA também realizou a distribuição de material educativo, com informações sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ainda durante a programação do Carnaval, foram distribuídos pelo CTA: 21,6 mil preservativos para uso externo e 1,2 mil para uso interno.



Assistência Social e Direitos Humanos



Do domingo até a quarta-feira de cinzas, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos ofereceu um espaço de proteção à criança e ao adolescente, para atender os filhos dos trabalhadores da orla do Janga, como comerciantes informais e catadores. O serviço contou com 60 servidores da Secretaria, com o intuito de enfrentar o trabalho infantil durante os festejos. A garotada recebeu três refeições por dia (café, almoço e janta), brincadeiras e recreação. 



Segurança



O Comando da Guarda Municipal (GCM) disponibilizou um total de 30 profissionais do órgão durante os dias de Momo no polo Janga. Além disso, a PM disponibilizou 10 policiais no domingo, 10 na segunda-feira e 10 na terça-feira. Na quarta-feira, o total de efetivos foi de 10 na quarta. Entre os dias 17 e 22 de fevereiro, 394 efetivos do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) atuaram por toda a cidade do Paulista, nos diversos bairros por onde a folia passou. 



Mobilidade



Para garantir o acesso da população e o fluxo dos veículos no local, das 7h às 21h, 12 agentes de trânsito atuaram em bloqueios de entrada e de saída do polo, e ainda assegurando a passagem segura dos pedestres pela avenida e a organização do trânsito, durante os quatro dias de folia.


Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441