Saúde |

Paulista realiza mutirão de serviços gratuitos de cuidados e prevenção à hanseníase

Iniciativa faz parte da programação do Janeiro Roxo

Dentro da programação do Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção à hanseníase, a ONG NHR Brasil, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista, realizou nesta terça-feira (31/01), um mutirão de serviços para a população. A ação aconteceu das 9h às 16h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Paratibe.

Na ocasião, foram oferecidos serviços gratuitos de avaliação médica para a hanseníase, esclarecimento sobre os direitos das pessoas afetadas pela doença, orientações feitas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e teatro de fantoches.

"A Secretaria de Saúde está aqui com várias parcerias realizando um mutirão em alusão ao janeiro roxo, mês em que a gente intensifica as atividades de prevenção e combate a hanseníase. Durante todo o dia realizamos diversas atividades para fortalecer a conscientização e importância do diagnóstico precoce para a doença", afirmou a diretora de Vigilância Epidemiológica do município do Paulista, Anna Karolliny.

Além do apoio da Prefeitura do Paulista, a NHR Brasil contou ainda com outras entidades, como o Centro Social da Mirueira, GRUPEV (Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Cuidado, Práticas Sociais e Direito à Saúde das Populações Vulneráveis da UPE e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), que além de conscientização sobre a hanseníase também foram realizadas palestras sobre a prevenção da filariose e doença de chagas.

"Eu fui acometida pela hanseníase há 21 anos com o diagnóstico tardio e não foi fácil, então essas ações para identificação do diagnóstico precoce são muito importantes para o município e principalmente para conscientizar a população. Há 40 anos que o MORHAN luta por essa causa, pois a hanseníase tem cura, é só querer tratar", enfatizou a líder da comunicação do MORHAN em Recife, Maurineia Rosano Vasconcelos.