Saúde |

Paulista realiza testagem itinerante dentro do Dezembro Vermelho

O trabalho será desenvolvido durante o mês, com mais três ações programadas para os dias 15, 22 e 29/12

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura do Paulista promoveu nesta quinta-feira (1º), por meio do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), uma ação de testagem itinerante. A iniciativa aconteceu dentro do Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Foram oferecidos serviços de testagem rápida para identificar o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis e as Hepatites B e C. Também houve distribuição de kits com preservativos externos e internos, e informativos com orientações para se prevenir das ISTs.

O trabalho itinerante será desenvolvido durante o mês de dezembro, com mais três ações programadas, sempre das 8h às 12h. No dia 15/12, a testagem será realizada na Praça de Jardim Paulista Baixo. Já no dia 22/12, acontecerá na Praça Emílio Russel, em Maranguape I, enquanto no dia 29/12 será feita na frente da Unidade de Saúde da Família Edgar Alves I, em Engenho Maranguape.

A dona de casa Maria Cássia Santana, moradora de Pau Amarelo, foi beneficiada com a iniciativa e ressaltou a importância da prevenção e da testagem. “Fiquei sabendo da ação e vim, pois é muito importante se prevenir e, sobretudo, ficar sabendo se tem a doença ou não. Toda vez que tem uma ação como essa eu vou. Algo assim no município é muito bom, porque é gratuito e serve para o bem da nossa saúde. Fico grata pelo atendimento rápido e bem feito”, disse.

O serviço vai até os locais de grande circulação de pessoas e a lugares de difícil acesso, contando com uma equipe de psicólogos, enfermeiros e técnicos de laboratório e de enfermagem.

A enfermeira e gerente do CTA Itinerante do Paulista, Milena Ribeiro, destacou que o órgão tem a função de realizar uma escuta qualificada e um acolhimento às pessoas infectadas com ISTs e com HIV, bem como disponibilizar a testagem rápida.

“Nossa mensagem final é em referência ao preconceito e ao estigma. É necessário olhar além do diagnóstico e da doença. Devemos lembrar que estamos lidando com pessoas, com seres humanos, e antes de terem o HIV elas têm uma vida, um rosto, um corpo e uma família. A doença não tem cura, porém existe tratamento. Agora, o que devemos tratar também é o preconceito e o julgamento”, completou Milena.

Dezembro Vermelho

É uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017. Durante esse mês, há uma mobilização em todo do país na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.

CTA fixo

O Centro de Testagem e Acolhimento, localizado na Rua 20, nº 286, em Maranguape I, também tem atendimento fixo de acolhimento a pacientes com HIV e ISTs. O funcionamento é segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A testagem rápida, por sua vez, acontece nas segundas, terças e sextas, das 8h às 10h30.